Humanidade, Cultura E Conhecimento.
Artigo: Humanidade, Cultura E Conhecimento.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caradecachorro • 21/1/2015 • 303 Palavras (2 Páginas) • 730 Visualizações
RESUMO
Neste primeiro capítulo do livro o autor inicia falando sobre o conhecimento que não pode ser reduzido a modalidade científica, estatística, religiosa e afetiva, que é necessário se levar em conta a indidualidade do ser humano e a realidade em que este se encontra.
Há uma análise sobre o conhecimento desde tempos antigos sobre o questionamento do que é ser humano, onde Aristóteles, Platão e Fernando Pessoa falam sobre as primeiras definições da identificação do ser humano. Essa busca pela identidade é iniciada com o estudo da história, de como tudo se iniciou e o questionamento da forma de investigação destes acontecimentos.
Após a analise histórica da origem humana na terra, o livro comenta sobre as nossas origens. O fato de que os humanos tem poucas vatagens naturais em detrimento de uma estrutura orgânica pouco forte para sobrevivência no meio ambiente. A nossa cultura é o fator determinante para sobrevivência humana na terra, sem ela estariamos em menos número na Terra.
Tecendo uma análise mais detalhada sobre cultura algumas pessoas a definem erroneamente, enxergando a cultura no modo humano como algo refinado intelectualmente. Mas na verdade a cultura é a multiplicação de produções humanas realizadas coletivamente.
Para o ser humano sobreviver não é somente ligado aos conhecimentos de manter-se vivo mas também fazer a vida valer a pena de ser vivida. E é por isso que criamos o conjunto de valores pautados em normas com o objetivo de estabelecer uma ordem, só assim a vida ganha sentido. Valores e conhecimentos são consequências das ações humanas e apesar de individuais se constroem coletivamente. São a família,a religião e outras instituições sociais que conservam e criam valores e conhecimentos.
Referência bibliográfica completa:
CORTELLA, M.S. Humanidade, cultura e conhecimento. In: A ESCOLA E O CONHECIMENTO: fundamentos epistemológicos e políticos , São Paulo, Cortez, 2004, P. 21-53.
...