Idealismo Filosófico
Monografias: Idealismo Filosófico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aurisy • 31/3/2014 • 331 Palavras (2 Páginas) • 545 Visualizações
• Qual o elemento determinante, o espírito (ideia) ou a matéria?
Há filósofos que adotavam uma explicação não científica, admitindo uma criação do mundo por Deus, isto é, afirmavam que o espírito tinha criado a matéria, formavam a facção do idealismo. Já os que procuravam dar uma explicação científica do mundo, e pensavam que a natureza, a matéria era o elemento principal, pretendam às diferentes escolas do materialismo. Na origem, estas duas expressões, idealismo e materialismo, não significavam outra coisa senão isso e uma coisa que deve ser levada em consideração é que há corpos sem pensamento, mas nunca a existência do espírito sem corpo.
Mas, o que é idealismo?
o Idealismo: O idealismo filosófico é uma doutrina que tem por base a explicação do mundo pelo espírito. É a doutrina que responde à pergunta fundamental da filosofia, dizendo: É o pensamento o elemento principal, o mais importante, o primeiro. E o idealismo afirmando a importância primeira do pensamento, afirma que é ele que produz o ser, ou, por outras palavras, que: é o espírito que produz a matéria.
Segundo a argumentação idealista, somente concebemos a existência da natureza e das demais coisas graças às nossas sensações, que se manifestam em nosso espírito e não possuem qualquer sentido fora dele. A realidade só existe devido às ideias e conceitos que fazemos dela e que residem em nosso espírito. Sendo assim, se não existíssemos, a realidade também não existiria.
• Se considerássemos este raciocínio com rigor, poderíamos deduzir que cada um é um ser único a existir, uma vez que, não conhecendo os outros homens a não ser pelas ideias, eles seriam meras ilusões ou fruto de nosso pensamento. Os argumentos básicos do idealismo são: 1º) O espírito cria a matéria. 2º) O mundo não existe fora do nosso pensamento. 3º) São as nossas ideias que criam as coisas.
Berkeley, considerado o pai do idealismo, dizia que a teoria ainda era imperfeita, mas admirável, e que deveria destruir para sempre, nos espíritos filosóficos, a crença na existência de uma substância material.
...