Instrumentalidade
Resenha: Instrumentalidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LucasAndrjj • 2/12/2014 • Resenha • 327 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
As determinações que aparecem no processo de trabalho, os vínculos que os seres humanos estabelecem com outros seres humanos através do produto do seu trabalho atribuem determinado conteúdo às apresentações que eles fazem da realidade.
Se as representações sobre o real são parte necessária do real; são sombras, reflexos, formas invertidas das relações, processos e estruturas do capitalismo.
Na perspectiva histórica, o processo de institucionalização vem no bojo da racionalização do Estado burguês com a finalidade de facilitar o processo de trabalho dos monopólios e, assim, manter suas bases legais diante das classes sociais.
Diante dessa breve explicação, há que ser debatida, através do processo histórico, a institucionalização da profissão decorrente dos interesses e das demandas das classes sociais que se antagonizam no processo produtivo capitalista.
Quanto à profissão de assistente social, “um tipo de especialização do trabalho coletivo”, seu ingresso no mercado de trabalho mostra-se por meio de intermediação, isto é, um contrato de compra e venda de sua força de trabalho.
O trabalho do assistente social reside na sua utilidade social, que é medida em termos das respostas concretas que venham produzir uma alteração imediata na realidade empírica.
A proposta central desse estudo é apresentar o Serviço Social como instrumento de fomentação da participação cidadã da família e da sociedade no processo de ensino e aprendizagem, problematizando a socialização do conhecimento da realidade escolar, na perspectiva de ampliação do espaço de participação da família, estimulando uma maior interação social entre a família no cotidiano escolar, entre a família, o educando e a escola.
Cada vez mais, diante de um mundo globalizado e um mercado competitivo, profissionais de diversas áreas são chamados a estarem em constante vigilância no que diz respeito ao seu aprimoramento pessoal e profissional.
A qualidade dos serviços realizados requer profissionais competentes na suas atribuições.
As competências são formadas por habilidades, ou seja, quanto mais habilidades para fazer algo, mas competente será a pessoa ou o profissional para realizar seu trabalho.
Assim, habilidades são desenvolvidas na busca das competências.
...