TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Ao Pensamento Filosófico

Artigos Científicos: Introdução Ao Pensamento Filosófico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO FILOSÓFICO- Prof. Jorge

1- Qual a verdadeira lição socrática no diálogo de Ménon?

Observou-se que a verdadeira lição está em admitir que não se sabe tudo, admitir a própria ignorância, buscando assim que ela seja superada. No decorrer do diálogo foi focado se pode-se ensinar, aprender virtude, usou-se conjunto de situações, indagações, para chegar a tal propósito.

Ménon o força a elaborar um pensamento sobre o que é ser bom, este julgava saber, porém não aprendeu a pensar, não realizou esforço necessário (de dentro pra fora). Na sua alma não havia vestígios da idéia do bem. Não aprendeu nada sobre virtude, sendo obrigado a admitir. O diálogo termina por um fracasso.

A virtude ensina-se, visto que é ciência. Mas não se ensina a Ménon.

Sócrates dá uma lição de lógica no seu discurso, onde explica o fato de o círculo ser uma figura não nos autoriza a dizer que qualquer figura é um círculo. Voltando para a questão de a virtude poder ser aprendida, ensinada, Ménon entendeu que a virtude não é mais do que o desejo de as coisas boas junto com o poder de se obter, só que incorre num erro lógico quando definiu virtude por uma das particularizações, o todo pela parte, Sócrates fracassou na tentativa. Na teoria da reminiscência, procurando o que já se sabe, tornar consciente o inconsciente, recordar o saber esquecido. Sócrates responde dizendo que o fato de se poder fazer aprender uma ciência a alguém que a ignore, sem a ensinar, mas fazendo descobrir, demonstra que o saber não é mais que um recordar. O saber inato é ressaltado. As condições necessárias para que a virtude se possa ensinar: é preciso que seja ciência, porque a ciência é a única coisa que se pode ensinar. Porém, se virtude fosse ciência, haveria mestres de virtude como há de todas as outras ciências. Contudo não os há. O raciocínio pelo qual Sócrates nos demonstra que a virtude não é ciência- uma vez que não se ensina- não é para tomar à letra. Não se ensina, mas pode-se ensinar.

Mais uma vez, Ménon não compreendeu a lição, visto que em sua alma não havia vestígios da idéia do bem.

2- Quais as características distintas do socratismo em relação à doutrina sofista?

As características se dão na forma de ensinar a virtude. Ciência e ética. Preocupa-se com a opinião verdadeira da virtude. A verdade é buscada. Pensar, procurar a verdade, recordar, ter alma, esforço....Sócrates busca verdades universais e necessárias, quer tornar o indivíduo livre. Para ele a verdadeira sabedoria não consistia em falar bem, levava os homens à conclusão de que nada sabiam, visto que não refletiam e estavam preocupados apenas em debater e atender seus interesses. Coloca a teoria da reminiscência como no exemplo do episódio do escravo, onde traça figuras na areia e faz o escravo descobrir uma proposição fundamental da geometria, sem nunca ter estudado matemática. Após perguntas feitas, ele dá respostas justas, estas apenas lembram à sua consciência acordar na alma conhecimento adormecido e inconsciente que já possui.(saber inato).

A prática da virtude por Sócrates era enfatizada não por temor às leis e ao poder e sim por uma questão de reflexão, ter conhecimento, possuir a ciência usar a razão, estar no nível do verdadeiro, não do que é prático, imperativos que propõem a verdade.

Os sofistas eram voltados para a retórica e a boa oratória, mas negavam valores como coragem, honra, etc., não faziam distinção entre o verdadeiro saber, aceitavam a relatividade da verdade, visão relativa do mundo, eram vistos como conformistas, descansados, produziam teorias pragmáticas.

3- Em que sentido Platão identifica o problema filosófico com o problema político?

Ele identifica o problema quando cita que é preciso reformar a Cidade, dizendo ser um desígnio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com