Introdução a Filosofia
Por: Felipe Araújo • 15/4/2017 • Projeto de pesquisa • 388 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
Introdução à Filosofia
A definação especifica e precisa da palavra filosofia é difícil, pois qualquer tentativa de formulção poderia induzir a erros. Sendo assim a melhor maneira de se estudar a fliosofia não é buscando uma definição, porque nenhuma definição engloba todo o campo da filosofia.
A junção de dois termos gregos formam a palavra filosofia, sendo o sentido da palavra Filosofia o amor à sabedoria ou amor pelo saber. Sendo assim a filosofia não é aquela que detém o saber, mas que busca a sabedoria e o desejo pelo saber.
Porém, a filosofia não é apenas razão, ela é a busca da verdade.
A filosofia nos leva a uma inquietação, uma atitude, a um propósito ou um posicionamento diante do mundo e da vida. Levando assim a pessoa a uma série de indagações e reflexões e a não aceitação do óbvio.
A filosofia surgiu durante o século VI a.C., na Grécia antiga.
Os primeiros questionamentos feitos pelos primeiros filósofos foram sobre a existência humana e do Universo. No início da filosofia, o filosofo era o estudioso de todas as ciências do conhecimento humano.
Por muito tempo, a flosofia continuou abrangendo todas as ciências, e só a partir do século XVI que as coisas começaram a mudar, e as ciências do conhecimento humano começaram a se dividir e ser organizadas por áreas.
Assim cada ciência passou a cuidar de determinados assuntos e o conhecimento passou a ser fragmentado.
Um dos principais campo da filosofia é o questionamento, pois através do questionamento pensamos e refletimos sobre os possíveis resultados que uma determinada ação pode provocar.
Na filosofia, todas as “verdades” podem ser submetidas á duvida, pois toda “verdade” é questionável. Na filosofia, não existe uma verdade inquestionável, assim até os pensamentos dos filosofos podem ser questionados
Essse processo de questionar nos leva ao entendimento mais amplo sobre o fato, ampliando nossa visão sobre uma situação.
Ao nos depararmos com uma situação inesperada, ficamos admirados e espantado com tal situação. Essa admiração que é o início do ato de filosofar, pois nos leva a perceber que somos ignorantes naquele determinado assunto, proporcionando o questionamento a respeito desse assunto.
Porém, ao se deparar com uma situação inesperada, a pessoa simplesmente ficar passivo diante da situação tal como ela é, isso simplesmente não é o ato de filosofar e sim uma atitude de alienação. Pois é preciso atitude e coragem para filosofar.
...