Issac Newton
Casos: Issac Newton. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amaurirocha • 27/4/2014 • 2.327 Palavras (10 Páginas) • 312 Visualizações
Em 25 de dezembro de 1642 nasce isaac newton em Woolsthorpe, Lincolnshire. Isaac newton foi o primeiro da familia newton a se destacar em relação a comunidade cientifica, uma vez que eles eram de uma posição social não muito elevada, mal sabiam ler e escrever. A familia newton começa a ter mais status quando Isaac newton(pai) casa-se com Hannah Ayscough que possuia posição social mais alta e um maior grau de instrução.
Seis meses após o casamento , Newton(pai) morre deixando Hannah gravida, em seguida a mae de newton se casa novamente com Barnabas Smith, reitor de Nort witham, Hannah vai morar com ele e deixa newton aos cuidados de sua avó.
É construido na casa em Woolsthorpe um quarto para newton onde podia se encontrar nas estantes centenas de livros na maioria livros teológicos. Newton pode ter começado com seu interesse teológico a partir dessa influencia.
Em 1653 o senhor Smith morre e a mãe de Newton retorna a Woolshorpe. Dois anos depois envia newton para uma escola secundaria em Granthan e vai morar na casa de um boticário Sr. Clark. Durante essa epoca em que vivera em Grantham Newton se mostrou muito habilidoso em construções mecânicas , foi ali que teve seu primeiro contato com a quimica, pois ficava muito tempo brincando no laboratorio, inventando remédios e anotando doenças , chegou a montar um caderno com 200 delas.
Em 1659(aos 17 anos) foi mandado de volta para casa, sua mae queria que ele tomasse conta da fazenda, porem ele não demonstrava nenhum interesse, so queria saber de suas invenções engenhosas. Com a influenci a de seu tio newton e mandado de volta a escola, mas agora para se preparar para entrar na universidade.
Entrou na universidade de Cambridge, Trinity college em 1661, na condição de bolsista pois sua mãe não aceitava que seu filho fosse um acadêmico, começou sua carreira acadêmica estudando Aristoteles e Platão.
Ele tinha um tutor chamado benjamim Pulleyn, porem o mesmo não o dava muita atenção fazendo com que Newton estudasse por sua conta, começa assim a estudar René Descartes, Sir . Francis Bacon, Galileu Galeilei e johannes Kepler. Atraves das obras de Descartes em pouco mais de um ano Newton já dominava a matemática , criou conceitos novos e foi reconhecido pela primeira vez pelo professor Isaac Barrow .
Atraves das obras de descartes Newton se fascina pela geometria analítica, modelo muito mais simples que a antiga geometria euclidiana, através dessa modo simples de resolver os problemas e que Newton criou uma base para criar seus geniosos trabalhos. Em abril de 1665 Newton recebe o titulo de bacharel.
No mesmo ano em que se formou pelo Trinity college, aparece a peste bubônica que se espalhou por muitas partes da Inglaterra forçando as universidades a ficaram fechadas durante uns 2 anos voltando as atividades somente em 1667. Durante esse tempo Newton retorna para casa em Wooltshop, onde continua com os estudos, foi um período bastante produtivo em termos de descobertas: o teorema binominal, o claculo, a lei da gravitação universal. É deste periodo que vem a história, provavelmente falsa, da queda de uma maçã sobre a cabeça de Newton, que o teria feito refletir sobre o ocorrido levando-o a formular a lei da gravitação.
Na época Galileu já havia definido a aceleração da gravidade, Kepler havia determinado as trajetórias dos planetas através de duas leis de movimentos celetiais. Atraves de descartes Newton começou a aplicar a matemática para resolver os problemas físicos .
Newton viu a necessidade de calcular as operações de um universo dinâmico, ao contrario da geometria de descartes que tratava o mundo como estático. Depois de muito pensar Newton surge com o calculo diferencial e integral, no inicio chamado de fluxões e hoje de calculo, essa foi uma poderosa ferramenta.Newton aprendeu com descartes que se um problema e complexo demais para ser resolvido você deve decompo-lo em problemas menores ate que seja simples de resolver suas partes, essa e a idéia principal do calculo.
Segundo Willian Stukeley (o primeiro biógrafo de Newton), que ouviu do próprio
Newton sobre a idéia da gravitação universal ao observar a queda de uma maçã. Nessa
observação Newton começa a se perguntar: e se a mesma força, responsável pela queda
da maçã, valesse também para a lua? Então, ele presumiu que a lua está caindo em
direção a terra devido a força que a terra exerce sobre ela. Porém, isso não acontece.
Então pensa ele: deve ter uma força mais forte que puxa a lua num sentido contrário e o
responsável por essa força deve ser a força que sol atua sobre a lua. Assim, a medida
que a terra puxa a lua, o sol puxa com uma força contrária e mais forte, fazendo
compensar a queda da mesma e é isso que faz a lua realizar sua trajetória em torno da
terra, depois de muito esforço mental Newton chega na lei do inverso do quadrado. A grande sacada dele foi perceber que a força responsável pela queda da maça e a mesma que reina entre os corpos celestes, ou seja , os mesmos princípios matemáticos se aplicam a todos os corpos do universo .
Em 1667 a universidade de Cambridge reabre e Newton retorna a mesma através de uma bolsa de estudos que ganhou, após dois anos seu orientador Isaac barrow desiste do cargo e indica Newton como sucessor, barrow reconhece o enorme talento matemático de Newton. E provável que barrow tenha notado que Newton era um matemático mais brilhante do que ele.
Isaac Newton era tido como chato e desleixado com a aparência, as vezes em seus estudos esquecia de comer e atede dormir . Ele se ofendia facilmente , era muito vingativo e preferia não publicar seus trabalhos e quando publicava algum, escrevia em latim para que poucas pessoas pudessem ler.
Newton gostava de trabalhar sozinho porque tinha medo que descobrissem sua arte secreta: a alquimia. No século 17, os experimentos alquímicos atingiram o auge. Por toda a Europa, vendedores de manuscritos ilegais distribuíam teorias sobre a pedra filosofal e guias para obter o elixir da longa vida. Newton era fascinado por esses objetivos e pela idéia de conseguir achar uma explicação única para todos os fenômenos da natureza. “Ele encarava o aprendizado como uma forma de obsessão, uma busca a serviço de Deus”, afirma James Gleick, autor de Isaac Newton. “Os alquimistas trabalhavam como uma sociedade secreta, com medo da perseguição da Igreja”, diz Valadares. Eles usavam pseudônimos e se comunicavam
...