Jovens Sem Caminho
Dissertações: Jovens Sem Caminho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Paulosilvamatos • 14/12/2014 • 247 Palavras (1 Páginas) • 274 Visualizações
JOVENS SEM CAMINHO
Um dos piores aspectos da sociedade, a violência, é constantemente abordada como fator intrínseco ao homem, mas os atos que a caracterizam passaram há muito tempo do limite e vem causando importantes consequências e desequilíbrio social. A impunidade aliada à desigualdade de rendas e à péssima educação básica, fazem com que a violência seja tão difícil de ser controlada, causando consequências, muitas vezes desastrosas.
Mesmo sendo taxada como fator antropológico, a violência chegou a tal ponto que pode desestruturar não somente ao indivíduo, mas aquele que o cerca, inclusive a sociedade. Esse que pratica a violência, muitas vezes faz parte da parcela que teve uma educação básica precária, e que como jovem sem qualificação acaba entrando no “mundo dos ganhos fáceis”, do prazer desenfreado e dos atos inconsequentes.
Esses jovens que não tem oportunidades, muitos sem base familiar, são confrontados diariamente com outros da mesma faixa etária que ostentam bens materiais, mostrando o quão decisivo a desigualdade de rendas é, impulsionando outros a obter o supérfluo, muitas vezes, ilegalmente.
Nesse cenário, é preciso que haja, de imediato, novas leis que atuem com vigor, diminuindo a impunidade tão vista em nossos dias. Ademais, é papel do governo a implementação de políticas públicas eficientes para conter a violência, bem como proporcionar oportunidades, principalmente para aqueles que vivem em áreas de risco. A sociedade civil organizada, como as ONG's, tem também importante papel contra a ascensão da violência, assim como a mídia, que tem grande poder influenciador, principalmente sobre os jovens.
...