Karl Marx
Ensaios: Karl Marx. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AdrielliGomes • 29/3/2014 • 576 Palavras (3 Páginas) • 453 Visualizações
Karl Marx
Alemão nasceu em Tréveris no dia 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres em 14 de Março de 1883. Seu pai chamava Herschel Marx, era advogado e conselheiro da justiça, por descendência era judeu, mas se converteu ao cristianismo luterano por enfrentar muitas restrições no serviço público. Sua mãe Henri Pressburg também era judia, Marx foi o terceiro dentre sete filhos: Sophie, Hermann, Henriette, Louise, Emilie, Caroline e Eduard.
Estudou no Liceu Friedrich Wilhelm em 1830 ano em que diversas revoluções surgiram na Europa. Ingressou na Universidade de Bonn e onde estudou direito e na Universidade de Berlim, onde o filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel teve grande influência sobre Marx. Perdeu o interesse pelo Direito e resolveu se dedicar a Filosofia, participando do movimento dos Jovens Hegelianos, em 1841 recebeu o título de doutor em Filosofia por conta de uma tese que fez “Diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro”.
Em 1842 torna-se redator-chefe da Gazeta Renana onde conheceu Friedrich Engels, após publicações contra o governo o jornal é fechado, então Marx vai para Paris lá assumi a publicação Anais Franco-Alemães, casou no dia 19 de Junho de 1843 com Jenny vun Westphalen, filha de um barão da Prússia, o noivado era sigiloso, pois ambas as famílias não concordavam com a união, o irmão mais velho de Jenny foi ministro na Prússia em uma época reacionária, o casal teve cinco filhos: Franziska, Edgar, Eleanor, Laura e Guido. Aparentemente Franziska, Edgar e Guido morreram ainda crianças em consequência da péssima condição que a família vivia. Marx também teve um outro filho, fruto de seu relacionamento extraconjugal com a empregada da família, Helena Demuth. A pedido do pai Engels assumiu a paternidade da criança, Frederick Delemuth. Suas filhas tinham aula de piano, canto e desenho.
No ano de 1844 Marx conheceu Friedrich Engels quando este o visitou em Paris, o trabalho dos dois continuou durante anos e só terminou após a morte de Marx. Enquanto cultivava amizades Marx discutiu e se desentendeu com Proudhon.
Durante sua estada em Paris ele realizou estudos sobre economia, politica, história da França, utópicos franceses, e foi nesse período que ele se tornou socialista. Ainda na cidade ajudou a editar uma publicação de pequena circulação, Vorwärts, que contestava o regime politico alemão da época, por isso foi expulso da França em 1845. Foi para Bruxelas, Engels também viajou para lá, eles redigiram na Bélgica o Manifesto Comunista, três anos depois Marx foi expulso de Bruxelas. Mudou-se então para Colônia junto com Engels, eles fundaram o jornal Nova Gazeta Renana, após ataques a autoridades locais publicados no jornal Marx é expulso de Colônia em 1849.
Até 1848 a família viveu com os frutos de seu trabalho, da ajuda de amigos e aliados e com a herança de seu pai, porém se não fosse Engels a família teria sucumbido a miséria além de não poder terminar o Capital.
Após superarem dificuldades ele e sua família vão para Paris mas são proibidos de se fixarem lá, mas graças a uma campanha de arrecadação de donativos promovida por Ferdinand Lassalle, Marx e família se estabelecem em Londres.
Lá publica a primeira parte de O Capital (o restante são publicados por Engels), se envolveu com partidos operários alemães. Não viveu o suficiente
...