Lógica Para Aristóteles
Casos: Lógica Para Aristóteles. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Guardiola171 • 7/9/2014 • 418 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
1) O que representa a Lógica para Aristóteles?
Aristóteles entendia que para ter uma compreensão correta da realidade era necessário raciocinar corretamente, seguindo assim as leis do pensamento, pois para ele a lógica era uma lei para que não houvesse dívidas para com a realidade, acreditava ser uma forma para compreender com exatidão as circunstancias da vida.
2) Quais são os princípios básicos da Lógica?
Os princípios básicos da lógica são: princípio de não contradição, princípio de identidade, princípio do terceiro excluído e princípio de causalidade
3) Em que consiste cada um desses princípios? Dê pelo menos dois exemplos,observados em seu cotidiano, de cada um desses princípios.
O princípio de não contradição consiste em não haver verdadeiro e falso em uma mesma colocação, segue assim sendo uma verdade absoluta.
Ex 1: Quando falamos que o mar é salgado, não podemos falar que no mar não tem sal.
Ex 2: Quando afirmamos que a goiaba é cultivada em árvores, não podemos dizer que não é das arvores que ela vem.
O principio de identidade consiste em uma relação íntima pré-definida em relação ao seu existir.
Ex 1: Sendo assim, podemos imaginar a forma de um retângulo, sem vê-lo previamente, já que um retângulo tem sua forma definida, sem ter a condição de ser modificada.
Ex 2: Como podemos afirmar que todos os animais são irracionais, apesar de muitas contestações no meio científico, seguem sendo irracionais.
O princípio do terceiro excluído consiste em excluir a dúvida, fundamenta-se em afirmação e negação, por vezes usando os extremos.
Ex 1: “É oito ou oitenta”, um termo corriqueiramente usado para definir uma pessoa que é ou não é seguidora de um comportamento padronizado, diga-se “extremista”.
Ex 2: Quando prestamos um concurso vestibular comum, onde não existe a opção de meio certo, somente o certo ou errado, sendo assim, podemos afirmar que tal sujeito acertou ou errou a dita questão.
O principio da causalidade consiste em explicar os acontecimentos através de uma causa.
Ex 1: Minha mão queimou ao encostar no fogo, ou seja, o fogo queimou minha mão quando encostei nele.
Ex 2: O avião caiu por imperícia do piloto, ou seja, pela imperícia do piloto que o avião caiu.
Seguindo o tema proposto, pude observar a importância do estudo da lógica para melhor compreensão dos fatos, através das regras da lógica podemos analisar de forma mais técnica os fatos, partindo da premissa de perguntas e respostas, sendo que utilizando essas regras que a lógica nos disponibiliza, podemos analisar as perguntas e respostas para obtermos o resultado exato, eliminando assim a dúvida e compreendendo assim a realidade que nos cerca.
...