MUDANÇA, SUBJETIVIDADE E GERAÇÃO
Exam: MUDANÇA, SUBJETIVIDADE E GERAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 158041 • 28/9/2014 • Exam • 473 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
ALTERIDADE, SUBJETIVIDADE E GENEROSIDADE
Frei Betto - Frade Dominicano, Teólogo, Antropólogo,
Filósofo, Jornalista e Escritor.
Responder as questões segundo o autor do texto.
1.Por que a nossa tendência é colonizar o outro?
A nossa tendência é colonizar o outro porque nós achamos que sabemos mais do que os outros. É evidente que nós sabemos algumas coisas e, aqueles que não foram à escola sabem outras tantas, e graças a essa complementação vivemos em sociedade.
Muitas vezes temos certa arrogância de sabermos mais do que os outros, como na teoria, mas não na prática, temos como exemplo a cozinheira.
Nada adianta ser sábio e não saber lidar com as coisas mais simples da vida
2.Qual a relação entre o apartheid social, os anjos barrocos e o Q.I. e Q.E. citados no 4º parágrafo?
É a relação de conflitos entre os pensamentos, porque os que sabem fazer são julgados como os que não sabem pensar, considerados os que fazem serviço braçal.
Os que dizem pensar, não sabem fazer as coisas, que eles julgam dos que não sabem pensar.
3.Por que a alteridade deve ser levada muito a sério? Exemplifique
Deve ser levada muito a sério porque quanto menos alteridade houver na sociedade, mais conflitos ocorrem.
Exemplo: uma criança lidando com um cachorro bravo. Ela monta no cachorro como se fosse cavalo, enfia a mão na boca, sem risco, porque o cachorro percebe que a relação é de alteridade. É de sujeito para sujeito.
4.Frei Beto afirma: “Quem, a meu ver, na cultura ocidental, melhor enfatizou a radical dignidade de cada ser humano, inclusive a sacralidade, foi Jesus.” Como você entendeu essa afirmação?
Todos nós somos iguais perante Deus. O sujeito pode ser paralítico, cego, imbecil, inútil, pecador, mas ele é templo vivo de Deus, é imagem e semelhança de Deus.
5.O Brasil é grande em extensão, realiza três colheitas anuais é ainda a população passa fome. Além de “cada povo tem o governo que merece”, quais outras situações que afetam a sociedade? Quais são os desafios que são propostos para uma efetiva mudança?
A própria desigualdade afeta a sociedade. Nossas concepções éticas são forjadas por um processo social onde o capital, um bem finito, tem mais prioridade do que os bens infinitos - a dignidade, a ética, a liberdade, a paz, a experiência espiritual etc.
O desafio se coloca para nós é como transformar as cincos instituições pilares da sociedade em que vivemos: família, escola, estado, igreja e trabalho.
6.Como a generosidade pode contribuir na construção da alteridade?
Na medida em que percebo o outro como outro e a diferença do outro em relação a mim.
7.Frei Betto finaliza o texto se referindo ao índio e sua relação com o espelho. Qual a sua percepção sobre essarelação?
Os povos indígenas apresentam limitações na vivência
...