Maquiavel
Resenha: Maquiavel. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mari172 • 22/4/2014 • Resenha • 391 Palavras (2 Páginas) • 399 Visualizações
Somente teu nome é meu inimigo. Tu és tu mesmo, sejas ou não um Montechio. Que é um Montechio? Não é mão, nem braço nem rosto, nem outra parte qualquer pertencente a um homem. Oh! sê outro nome! Que há em um nome? O que chamamos de rosa, com outro nome exalaria o mesmo perfume tão agradável; e assim, Romeu, se não se chamasse Romeu, conservaria essa cara perfeição que possui sem o título. Romeu, despoja-te de teu nome, que não faz parte de ti, toma-me toda inteira!" , ,, ;
Analise o conteúdo social desse texto e perceba como já se colocava no Renascimento a percepção da relação indivíduo e sociedade.
3. Analise o detalhe do Juízo final, afresco pintado por Michelângelo na Capela Sistina, e procure identificar os elementos renascentistas presentes na pintura.
4. Vídeos: a) Agonia e êxtase (EUA, 1965. Direção de Carol Reed. Baseado no romance de Irving Stone. Duração: 140 min.) — Um pequeno documentário dramatizando os conflitos de valores, arte, religião e realização pessoal entre o pintor renascentista italiano Michelângelo e seu patrocinador, o papa Júlio II.
Observe como se estrutura a Igreja e a sociedade em torno de valores burgueses emergentes.
b) Giordano Bruno (Itália, 1973. Direção de Giuliano Montaldo. Duração: 123 min.) — Esse filme mostra a sociedade italiana do século XVI na qual o filósofo e astrónomo Giordano Bruno é condenado à morte pela Inquisição por se opor à tradição geocêntrica da Igreja Católica.
Aborda o conflito entre a ciência e a religião na ótica de Giordano e da Igreja Católica.
Tema para debate
Ficção científica — a utopia contemporânea
A literatura utópica é apontada como tendo surgido na Grécia, com Platão, em seus livros Timeue Crítias, e com Aristófanes, em Os pássaros. Depois deles, Luciano Samosata, prosador grego do século II, também se dedicou ao género. Outros filósofos como Swift e Voltaire escreveram obras utópicas bastante conhecidas.
Kingsley Amis, estudioso da matéria, considera A Utopia, de Thomas Morus, e Nova Atlântida, de Francis Bacon, os melhores exemplos do género, por reunirem forte crítica social e invenção criadora. Por isso, considera-as precursoras da ficção atual, de onde brotariam as utopias contemporâneas.
H. L. Gold, diretor da revista de ficção científica Galaxy, afirma: "Poucas coisas revelam tão nitidamente quanto a ficção científica os desejos, as esperanças, os temores, os conflitos interiores e as tensões de uma época, ou definem com tanta exatidão as suas limitações".
...