Maquiavel
Casos: Maquiavel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stephhhh • 11/6/2014 • 833 Palavras (4 Páginas) • 2.254 Visualizações
1. Cite alguns fatos que propiciaram o surgimento do ideal republicano contra o poder político teológico dos papas e imperadores no final da Idade Média.
A redescoberta das obras de pensadores, artistas e técnicos da cultura Greco-romana, particularmente das antigas teorias políticas.
2. Que foi o Renascimento?
Renascer o pensamento, as artes, a ética, as técnicas e a política que haviam sido desenvolvidos antes que o saber tivesse sido considerado privilegio da Igreja e os teólogos houvessem adquirido autoridade para decidir o que poderia e o que não poderia ser pensado, dito e feito.
3. Que relação havia entre as ideias surgidas no Renascimento e a Antiguidade greco-romana?
No Renascimento, Esparta, Atenas e Roma são tomadas como exemplos da liberdade republicana. Imitá-las é voltar a valorizar a política como expressão mais alta da capacidade humana e erguer a vita activa contra o ideal da vita contemplativa, valorizado pela Igreja, isto é, a vida espiritual do sábio contemplativo e solitário, que se preocupava com a vida futuro no outro mundo sem se ocupar com a vida presente neste mundo. Fala-se, agora, na liberdade republicana e na vida política como as formas mais altas da dignidade humana.
4. Compare as teorias medievais e as teorias renascentistas no tocante à política e à religião.
Embora diferentes e , muitas vezes, contrarias, as obras políticas medievais e renascentistas operam num mundo cristão. A relação entre política e religião é um dado do qual não podem escapar. É verdade que as teorias medievais são ou diretamente teocráticas ou indiretamente teocráticas, enquanto as renascentistas procuram evitar a ideia Ed que o poder seria uma graça ou um favor divino e que se encontra determinado diretamente pela lei divina. No entanto, embora recusem a teocracia, não podem recusar uma outra ideia cristã, qual seja, a de que o poder político só é legitimo se for justo e só será justo se estiver de acordo com a vontade de Deus e Providencia divina.
5. Embora divergentes, as teorias medievais e as teorias renascentistas tinham também pontos em comum. Cite dois deles e comente-os.
- Afirmam que apolítica é instituição de uma comunidade uma e indivisa, cuja finalidade é de realizar o bem comum ou justiça. A boa política é feita pela boa comunidade harmoniosa, pacifica e ordeira. Lutas, conflito e divisões são vistos como perigos, frutos de homens perversos e sediciosos eu devem, a qualquer preço, ser afastados da comunidade e do poder.
- Assentam a boa comunidade e a boa política na figura de Bom Governo, isto é, no príncipe virtuoso e racional, portador da justiça, harmonia e da indivisão da comunidade;
6. Em que situações ouvimos as expressões maquiavélico e maquiavelismo?
Sempre que pretendemos julgar a ação ou a conduta de alguém desleal, hipócrita, fingidor, poderosamente malévolo, que brinca com sentimentos e desejos dos outros, mente-lhes, faz a eles promessas que sabe que não cumprirá, usa a boa-fé alheia em seu proveito
7. Quem foi Nicolau Maquiavel?
Foi um teólogo, diplomata e conselheiro dos governantes de Florença.
8. Em que Nicolau Maquiavel foi diferente dos teológicos medievais e de seus contemporâneos renascentistas para fundamentar seu pensamento?
Deferentemente dos citados, Maquiavel parte da experiência real de Seu tempo para fundamentar seu pensamento.
9. Qual
...