Nietzsche - Ética
Pesquisas Acadêmicas: Nietzsche - Ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nataliadods • 18/12/2014 • 228 Palavras (1 Páginas) • 245 Visualizações
Nietzsche e ética
Nietzsche afirma que o homem colocou o pensamento acima do corpo, construindo uma imagem de si mesmo muito superior do que ele pode ser e assim acabou tomando isso como verdade, então ele entendeu que o homem não é forte o suficiente para enfrentar a vida sem a proteção de entidades metafísicas. A partir disso o filosofo diz que a verdade não é produto da curiosidade humana, mas sim produto do medo da morte. Com isso foi instituído o Nilismo no qual o pensador se posicionou contra.
Esse é um momento em que surge a moral, onde o homem inventa outra vida, futura, eterna e incorpórea como forma de recompensa aos que sacrificarem seus impulsos vitais aceitando os valores. Para Nietzsche a moral é uma criação dos fracos para corroer a alma dos fortes, impondo-lhe o ressentimento e assim tornando-se uma estratégia de dominação.
Então Nietzsche constrói a ideia de um super-homem, não como os de desenhos animados com superpoderes, mas sim como aquele homem que se supera em cada ação e que é capaz de encarar a vida sem consolos metafísicos.
Em relação a ética Nietzsche procura mostrar que ela não é baseada na razão. Para ele, as concepções morais são elaboradas pelos homens, a partir de interesses humanos. E assim reconheceu que o poder que se estabeleceu no mundo é o poder da fraqueza.
...