O Argumentação e Filosofia
Por: TheWisp • 9/5/2015 • Monografia • 1.750 Palavras (7 Páginas) • 147 Visualizações
Argumentação e Filosofia
Filosofia, Retórica e Democracia
Tanto a retórica como a filosofia e a democracia são invenções gregas que têm como base o logos – razão, discurso, etc.
A democracia (em grego, “o governo do povo”) é um regime político (que surgiu no século V a.C.) baseado numa sociedade de liberdade do uso da palavra (ou seja, da argumentação retórica) e igualdade de direitos. No entanto, também neste regime político existe um mau uso da palavra – demagogia e manipulação.
A persuasão e eloquência assumem um papel muito importante, dado que a democracia é exercida sob a forma de democracia direta: todos os cidadãos* reuniam-se para discutir e tomar decisões sobre as questões mais importantes. Ao contrário de atualmente, onde a democracia é representativa (indireta).
* Ser cidadão era um privilégio reservado apenas aos homens gregos livres que satisfizessem, inclusivamente, uma série de requisitos. A democracia ateniense era como se fosse uma aristocracia alargada.
Igualdade de direitos:
- Igualdade no acesso ao poder (isocracia)
- Igualdade perante a lei (isonomia)
- Igualdade no acesso à palavra (isegoria)
Apesar de existir isegoria, o acesso à palavra é melhor aproveitado por aqueles que naturalmente dominam a arte de bem falar. Os líderes políticos são aqueles que conseguem persuadir os restantes cidadãos (o auditório) a aderirem à sua posição. Sendo assim, o bom domínio da linguagem e retórica tornam-se condições indispensáveis ao exercício do poder. É neste contexto que surgem os sofistas, os fundadores da retórica. Estes fazem a passagem do período cosmológico para o período ético antropológico, sendo que a investigação racional da physis (natureza) é secundarizada pela preocupação de preparar os jovens para a vida política. Principais sofistas: Protágoras, Górgias, Hípias, etc.
Sofistas (professores de dialética e de retórica, segundo Protágoras) | |
Quem eram os sofistas? | ➔ Eram docentes profissionais ➔ Eram sábios itinerantes, que viajavam por toda a Grécia ➔ Eram estrangeiros deslocados das suas pátrias ➔ Eram promotores de uma nova educação ➔ Eram educadores políticos, com habilidade linguística e de estilo eloquente ➔ Eram professores da arte de bem falar em público ➔ Eram oradores magníficos e mestres da persuasão ➔ Diziam-se detentores da polymathia (saber enciclopédico, muito cultos) |
Qual o objetivo da educação sofística? | ➔ Ensinar a excelência política (aretê política) ➔ Fornecer instrumentos linguísticos e discursivos para o domínio da argumentação e da eloquência persuasiva |
O que incluía o ensino e a formação dos sofistas? | ➔Ensinavam cultura geral ➔O seu ensino centrava-se em três artes complementares e organizavam-se em dois momentos:
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Quais os procedimentos usados pelos sofistas? | ➔ Palestras públicas, cursos frequentados por um pequeno número de alunos, lições particulares… ➔ Estudo de modelos de discurso e realização de processos erísticos simulados |
Quem foram os destinatários do ensino da sofística? | ➔ A maioria dos alunos eram jovens quase na idade adulta, provenientes da classe média abastada e da aristocracia (os alunos teriam de ser pessoas abastadas pois as lições eram remuneradas) |
Que posições filosóficas são atribuídas à sofística? | ➔Humanismo: colocam o ser humano no centro da reflexão ➔Relativismo: adotam um pensamento subjetivista e põem em causa a universalidade e objetividade da verdade (nada pode ser absolutamente verdadeiro, mas apenas verdadeiro relativamente a um indivíduo)“O homem é a medida de todas as coisas” ➔Ceticismo: negam a possibilidade de estabelecer conhecimento seguro ➔Agnosticismo: Questionam o conhecimento acerca da existência e natureza dos deuses (Protágoras afirmava que “No que diz respeito aos deuses não posso ter a certeza de que existem ou não, ou de como eles são, pois entre nós e o conhecimento deles há muitos obstáculos.”) |
Que reações suscitaram os sofistas no seu tempo? | ➔Positivas, pois transmitiam as competências valorizadas pela democracia, indispensáveis ao sucesso dos jovens na carreira política ➔Negativas, já que foram associados a um espírito mercantilista do conhecimento (as lições eram feitas em troca de remuneração) |
Sócrates e Platão
Estes filósofos lideram as censuras dirigidas à retórica e ao relativismo dos sofistas. Criticavam o relativismo dos sofistas e o facto de eles se fazerem pagar pelos seus serviços.
Sócrates e Platão definem a retórica como uma atividade empírica, uma prática que serve de simulacro à política, o que separou a retórica da filosofia durante séculos.
Sofista | Filósofo |
Professor itinerante que se faz pagar pelos seus serviços | Amante desinteressado do saber |
Centrado na forma do discurso | Centrado no conteúdo do discurso |
Procura o discurso eficaz (retórica) | Procura o discurso verdadeiro (sabedoria) |
Entende a verdade à medida das circunstâncias individuais | Entende a verdade como existente em si |
Baseia o discurso em opiniões* e aparências | Baseia o discurso na Verdade* e no Bem |
Ensina uma técnica | Procura a verdade absoluta |
Discurso como instrumento de poder | Discurso como instrumento de verdade |
* doxa ≠ episteme
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