O Comitê Preparatório da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente
Tese: O Comitê Preparatório da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabizao02 • 4/11/2014 • Tese • 714 Palavras (3 Páginas) • 366 Visualizações
Agenda 21 é um programa de ação proposto pelo Comitê preparatório da Conferência das Nações Unidas para Meio Ambiente e Desenvolvimento durante a realização da ECO 92, no Rio de Janeiro. O programa foi aprovado por todos os países participantes, cujo objetivo é incentivar os governos nas esferas nacionais, estaduais e municipais, em conjunto com instituições oficiais, organizações não governamentais, associações de classe e setor empresarial, a adotar estratégias de desenvolvimento sustentável.
O objetivo da Agenda 21 é o de promover o Desenvolvimento Sustentável. Isto significa que devemos melhorar a qualidade de vida do futuro, adotando iniciativas sociais, econômicas e ambientais que nos levem a um planejamento justo, com vistas a atender às necessidades humanas enquanto se planeja cuidadosamente os diferentes usos dos recursos naturais, possibilitando assim, o mesmo direito às gerações futuras.
Para atingir tal objetivo, as cidades têm a responsabilidade de implantar as Agendas 21 Locais, através de um processo participativo e multissetorial, visando a elaboração de um plano de ação para o desenvolvimento sustentável do Município.
Assim foi proposto um relatório com procedimentos pessoais da agenda 21 no qual, partindo das relações no meio onde estou situada leve em consideração o chamado tripé da sustentabilidade, ou seja, três dimensões: a econômica, a ambiental e a social.
Criei 10 ações que ajudariam a melhorar condições de vida da sociedade. Cada um fazendo sua parte, é possível promover um desenvolvimento sustentável, melhorando a qualidade de vida do futuro. Em seguida me proporcionei a colocar em ênfase melhorias que já adotei para o meu dia-a-dia.
DESENVOLVIMENTO
Aqui apresento idéias sobre o tema proposto, levando em conta que o seres humanos o maior responsável pela destruição do meio ambiente, totalmente dependentes do mesmo, tem como dever social e pessoal cuidar e preservar o meio ambiente. Sabemos que nossos recursos são finitos e que levam um grande espaço de tempo para se recuperar, por meros caprichos da humanidade têm levado ao esgotamento dos recursos naturais.
A criação de uma agenda 21 pessoal com intuito de gerar um menor impacto ambiental, mesmo que seja uma ação individual é de extrema importância pequenos atos, geram grandes ações.
Nas Folhas seguintes apresento uma pauta de ações que implanto no dia a dia, como uma forma pessoal de contribuir com o meio Ambiente.
10 Ações que expressam minha Agenda 21:
1. Reciclagem: Separar os materiais recicláveis do lixo orgânico e fazer a sua correta destinação, aumentando assim a vida útil do aterro sanitário municipal.
2. Promover eventos envolvendo temas sobre responsabilidade ambiental , que permitam a sociedade entender o processo de proteção ao meio ambiente.
3. Preservar os recursos naturais, procurar formas alternativas de energia, reuso da agua.
4. Utilizar menos produtos descartáveis, como por exemplo, copos e pratos, comprando refrigerantes
...