O Conhecimento e Verdade
Por: omfg • 8/10/2018 • Ensaio • 252 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
A Filosofia tem interesse, não somente no processo de conhecimento e no seu papel como ferramenta para entender os fenômenos, mas também acerca da confiança que podemos ter se o que se conhece, é realmente verdadeiro. Por isso, perguntas como "O que é a verdade?", "É possível alcançar um conhecimento verdadeiro?" e “É possível conhecer realmente algo?”, sempre foram temas frequentes de reflexão.
Verdade e Certeza sempre foram conceitos chaves nessa discussão e a relação entre sujeito e objeto se mostra como chave para alcançarmos a verdade sobre as coisas. É necessário, portanto, primeiramente se perguntar se as coisas são realmente como elas se apresentam, pois a mera apreciação da aparência pode nos levas a equívocos, como o asfalto quente que “parece” molhado ou o sol, que a nossa ótica, “parece” pequeno. A aparência é o aspecto das coisas quando as percebemos. Se supomos que além da aparência existe a realidade, esta nem sempre será captada pelos sentidos, mas conhecida apenas pelo entendimento ou pela razão.
É dessa confiança na razão que, no séc XIX, surge o Positivismo, uma perspectiva que determina a Ciência como grande caminho para se obter o conhecimento verdadeiro, uma vez que esta possui critérios objetivos e verificáveis para obtenção de respostas eficazes em áreas diversas como a física e demais ciências da natureza.
Entretanto, todo conhecimento adquirido deve constantemente revisado e atualizado, utilizando-se de novidades cientificas, tecnológicas ou filosóficas, para que rompamos sempre com a rotina de conhecimentos petrificados, além de mantermos nosso senso crítico acerca de todas as coisas.
...