O Crescimento Das Cidades E A Criação Das Universidades
Por: yurihm • 24/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 259 Palavras (2 Páginas) • 437 Visualizações
ESCOLÁSTICA
A Escolástica nasceu após a iniciativa de Carlos Magno de reverter o quadro de estagnação cultural gerado pelas invasões bárbaras. Passou a serem lecionadas nas escolas matérias representadas pelas chamadas artes liberais, de acordo com as doutrinas da Igreja. Recebe o nome de escolástica porque era ensinada nas escolas medievais, nas quais os professores eram chamados de escolásticos.
Os pensadores escolásticos diferem dos filósofos anteriores à era medieval no que diz respeito a buscarem a conciliação da fé e da razão. O grande nome da Escolástica é o do teólogo e filósofo Pedro Aberlado, que teve o papel mais destacado no desenvolvimento inicial dessa escola de pensamento.
O crescimento das cidades e a criação das universidades foram fundamentais para o surgimento dessa nova mentalidade. Muitos jovens do campo passaram a demonstrar interesse de cursar em uma universidade situada nas cidades. As universidades dotavam um método de ensino que promovia entre alunos e professores discursões sobre questões e textos teológicos, estimulando o conhecimento racional.
A partir de então muitas universidades foram surgindo ao longo de toda a Europa Ocidental e foram atraíndo cada vez mais estudantes que buscavam formação em teologia, direito canônico, medicina e artes, e parte dos estudantes ingressava na burocracia da Igreja ou dos Estados em formação.
As ordens religiosas ampliam seu papel na educação ao abrirem escolas associadas às universidades, como a de Paris. As de maior destque são a dos franciscanos e a dos domuinicanos. Os filósofos franciscanos mais importantes são Roger Bacon, Duns Escoto e Guilherme Ockham. Dentre os dominicanos estão Alberto Magno e Tomás de Aquino.
PEDRO ABELARDO
...