O Estoicismo
Ensaios: O Estoicismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emerson1973 • 10/6/2013 • 603 Palavras (3 Páginas) • 1.435 Visualizações
Marcus Tillius Cicero (106-43 a.C).
O estoicismo grego propôs uma imagem do universo segundo a qual tudo é semelhante a um ser vivo. Assim o universo seria provido de uma alma identificada por Zenão de Cício (334-264 a.C.) à razão. Isto significa dizer que para os estóicos o mundo é inteiramente racional, um Logos (Razão Universal) que atua tanto na natureza quanto na conduta humana, excluindo o acaso ou a desordem.
Cicero foi um Grande Estudioso da Filosofia e pensamento jurídico. Escreveu muito sobre Política, a moral, teologia, o direito (romano), a literatura, a retórica, a oratória, ética .... Discípulo de Poseidonios ou Posidônio de Apaméia (135-51 a. C).
Fundador da escola estóica em Rodes, responsável pela expansão do estoicismo para dentro das fronteiras romanas. Conhecido pela suas habilidades e discurso na política e nos tribunais da época (criminais e civis)
A Ética estóica caminha no sentindo de favorecer a independência do homem com relação a tudo que o cerca sem perder de vista seu atrelamentos com causas e regularidades universais. Sua preocupação esta totalmente ligada ao dever (kathékon).
A Razão, dever, felicidade e sabedoria estão muito ligado ao caminho da ética.
É com base na razão, dever, felicidade e sabedoria que Cicero vai solidificar sua preocupações nos estudos filosóficos e jurídicos. A ética estóica é uma ética da ataraxia: é o climax de um processo de autodepuração da alma.
Para os estóicos o homo etlhicus é o que respeita o universo e suas leis cósmicas e se respeita. É através do conhecimento que ele é capaz de alcançar a ataraxia, o estado de harmonia corporal, moral e epiritual por saber distinguir o bem e mal.
Esse homem não se abala excessivamente nem pelo que é bom nem pelo que é mau, do que possa-lhe advir. É o homem que consegui fazer a descoberta de sua interioridade, posse de um estado impertubável diante das ocorrências externas. (o valor interno).
No entanto, a ética estóica é uma derivação de um conjunto de estudos de caráter físico, lógico... É resultado da interpretação dos conhecimentos adquiridos pelo homem através do raciocínio e da física que mostra o fundamentos das coisas. E na ação humana que reside a capacidade de conferir a felicidade ao homem.
A ética estóica e uma ética que determina o cumprimento de mandamentos éticos pelo simples dever. Decorrentes das leis naturais. A justiça, a sabedoria, a fortaleza e a temperança constitui as virtudes cardeais.
A base da ética ciceroniana é a stoa (virtudes cardeais: justiça, sabedoria, fortaleza e temperança). Prefere o sincretismo filosófico (postura ético-filosófico de várias escolas).
O estoicismo vai sempre fazer uma ligação entre o homem e a natureza, ou seja a formação ética a partir da intuição natural. Para ele o Outro é o grande sentido.
Em sua filosofia a Ética não se afirma na contemplação, mas na ação,e esta deve ser julgada boa ou má.
O direito romana teve por base a doutrina estoíca, no sentido de que formulava deveres e atitudes que deviam ser seguidos universalmente.
Para Cícero, os padrões morais são mais importantes do que as leis ortogadas pelos governantes (Direito
...