O Limite do Ser Humano
Por: Ulysseshempel • 22/7/2015 • Ensaio • 746 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
O LIMITE DO SER HUMANO
Cada pessoa tem obstáculos na vida com complexidades diferentes, que resultam em ações diferenciadas em nosso comportamento. A complexidade da situação que enfrentamos gera um pensamento e um obstáculo imediato.
Cabe a cada ser humano saber enfrentar o obstáculo criado por nós mesmos a cada nova situação que passamos. Pior ainda é a nossa reação quando a situação é um problema: a primeira reação sempre é de indecisão, indefinição de rumo, e após algum tempo é que conseguimos racionalizar e traçar caminhos na busca de solução com resultados positivos.
Quando a situação é de sucesso, de resolução, fica muito mais fácil ao ser humano enfrentar, porém temos que ter ciência que assim como a situação problema, a situação positiva dependendo da ação, gera resultados positivos ou negativos.
Independente do tipo de situação que passamos, o diferencial é a forma do ser humano pensar e de racionalizar: pessoas fortes são capazes de enxergar perigos, conflitos e ameaças de frente, sem medos, mas tendo consciência de suas reações ao reagir ao processo de decisão e mudança; pessoas fracas fantasiam; criam obstáculos para enfrentar e ao invés de reagir, retardam até conseguirem tomar a atitude que idealiza como a mais viável, ou então, até passar a situação e nada fazer.
No cotidiano temos que pensar e agir rapidamente a toda hora. Cada dia mais nossa abrangência de atribuições e responsabilidades nos tiram o tempo para lidarmos com frustrações, ansiedades e medos.
Restou ao ser humano ter que ser forte sempre, ter que agir prontamente a cada novo minuto. Esta é a realidade e de nada adianta às pessoas quererem que o contrário volte. Jamais voltará, porque tudo que muda não volta mais atrás.
A facilidade de adaptação traz o diferencial competitivo os profissionais, resultante de lucro a empresa em que trabalha. A exigência pela competência técnica e comportamental está deixando de ser mais um fator de avaliação nos profissionais, mas determinante na contratação ou manutenção do profissional na empresa.
Reter talento humano passa a ser fundamental as empresas que desejam o sucesso, assim como eliminar as pessoas enroladas, que tenham medo de tomar decisões, e que atrasem os processos administrativos da rotina de trabalho.
Fazer bem feito e rapidamente é a palavra de ordem das empresas, assim como principalmente ser independente, saber fazer sozinho, sem a intervenção de outros profissionais.
Saber trabalhar em equipe é cada dia mais assumir suas próprias responsabilidades, executar sua função sozinho, sabendo a hora exata de pedir a intervenção de um colega ou superior, no sentido de agregar valor.
É muito comum, que na onda de trabalhar em equipe os profissionais usem este argumento para empurrar problemas e não se posicionar.
É muito fácil a algumas pessoas ausentarem-se de situações, fazendo de conta que nada tem a ver com o fato exposto.
No dia a dia familiar essas situações acontecem com muita freqüência, geram estresse a todos e nada é resolvido, pois são usadas as frases típicas e sem resolução: “ele / ela” é assim mesmo; esse é o jeito dele / dela ser; nunca posso contar com a ajuda dele /dela.
...