O Meio Termo Aristotélico
Por: katymaster • 16/10/2019 • Trabalho acadêmico • 711 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
O meio termo Aristotélico
Como norma de justiça,norma referida ao modo de se tratar os homens preceito geral do comedimento a idéia de que a conduta recta consiste em não exagerar para um demais ou para um demenos.
Aristoteles assegura que encontrou método cientifico a saber, um método matemático geométrico para determinar as virtudes, para responder a questão que é moralmente bom.
Para Aristoteles o meio termo entre o bem e o mal poderia ser facilmente determinado usando dois extremos divide em duas partes iguais assim podendo determinar virtude.
Já na teoria do mesotes toda linha e dividida igualmente sendo os dois pontos dados também são os vícios ou defeitos ou seja a doutrina do mesotes apenas simula solucionar o problema.
Para Aristoteles a conduta recta ao meio termo entre praticar a injustiça e sofrer a injustiça já a teoria mesotes não determina a essência da justiça mais reforça a vigência do ordenamento social existente.
O Princípio retributivo como princípio de Justiça
O principio retributivo é diferente do principio da igualdade justamente que é o oposto o pagamento do mal será punido com sanção e o bem com prêmio ele não trabalha com equidade dos extremos. A norma retributiva pode ser um desvalor na forma objetiva a reação, o castigo posto pela norma como devido ou seja devendo ser a sua execução. Ela é um mal apenas no subjetivo que vai lhe causar o desprazer.
Na segunda fase da retribuição nos temos mão mais a teoria da igualdade e sim a da proporcionalidade, quanto maior o delito maior deverá ser sua punição, quanto maior o merecimento maior será seu reconhecimento trata-se da proporcionalidade entre valores positivos ou negativos.
O princípio da equivalência entre prestação e contra prestação como norma de Justiça
Através de uma analise da realidade dos fatos tal proporcionalidade pressupõe que valores possam ter diversos graus este conceito de que o valor deve determinar o salário ou o preço pressupõe a concepção jusnaturalista, esta concepção é insustentável, pois a prestação do trabalho que determina o salário ou preço se tal valor imamente, ao trabalho a recompensar pelo salário ou a mercadoria a paga mas todavia inversamente o valor da prestação do trabalho é determinado pelo salário e o valor da mercadoria é determinado pelo preço.
Proporcionalidade entre prestação e contra prestação e computo do salário
A proporcionalidade nas relações pode ocorrer de duas formas entre prestação mediante recebimento dinheiro e o tempo de trabalho, que o recebimento será determinada pela produção, ou seja o pagamento será proporcional pela produção, ou seja o pagamento será proporcional a unidade produzida quanto maior a produção maior o salario a receber. Esta questão do valor em relação ao numero de vezes, nos temos a questão do atacado e do varejo. Pagar pela unidade em relação há quantidade assim logo deduziremos que uma unidade saíra mais caro do que cem unidades do mesmo, devido a proporcionalidade de quanto mais menos será o valor.
Análise do princípio de Justiça comunista formulada por Marx
O princípio de justiça esta na base da ordem social postulado, ou seja, a igual prestação de trabalho cabe igual salário, isto é cabe igual participação no produto do trabalho este seria pretenso direito igual.
A critica de Marx a ordem econômica capitalista reconduz-se ao postulado de que não devemos ignorar ao pagar o salário do trabalho certas desigualdades a saber, a desigualdade das capacidades e necessidades dos diferentes indivíduos no sistema de salário da ordem econômica capitalista.
...