O Monge E O Executivo
Exames: O Monge E O Executivo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nbertola • 7/10/2013 • 2.403 Palavras (10 Páginas) • 362 Visualizações
Sumario
Introdução 4 e 5
Desenvolvimento 6
Capitulo Um 7 e 8
Capitulo Dois 9
Capitulo Três 10
Capitulo Quatro 11
Capitulo Cinco 12
Capitulo Seis 13
Capitulo Sete 14
Conclusão 15
Bibliografia 16
Introdução
Lançado pela Editora Sextante, em abril de 2004, o livro é considerado um dos melhores da literatura de negócios. Tem como conceito inovar o jeito de liderar pessoas, tanto na vida pessoal quanto nos negócios e tem servido com base e de forte influencia de renomados lideres e formadores de opinião em inúmeros países.
O livro descreve que a base da liderança não é o poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. Assim ensina a formar lideres melhores e que ajudam a seus seguidores se tornarem melhores também.
Esse livro nos faz pensar que por muitas vezes os líderes acabam em se prejudicar e aos outros simplesmente por não entender o significado real de suas posições nem suas funções. Não dar a oportunidade de seus funcionários, familiares ou das pessoas ao seu redor opinarem, faz com que tomemos as atitudes erradas em relação aos erros dos demais, acabamos por não entender as conseqüências e nos “afundamos” na solidão. Liderar é servir.
Palavras chaves: inovar, lideres, entender, funções e servir.
Abstract
Launched by Publisher Sextant, in April 2004, the book is considered one of the best in the business literature. Its concept innovate the way of leading people, both in his personal life as in business and have served basis and strong influences of renowned leaders and opinion makers in many countries.
The book describes the foundation of leadership is not power, but authority, conquered with love, dedication and sacrifice. Thus teaches the best and train leaders who help their followers become better too.
This book reminds us that often the leaders end up in harm and harm to others simply because they do not understand the real meaning of their position or function. Do not give the opportunity to their employees, relatives or people around him express their opinion, means that we take the wrong attitudes in relation to the errors of others, just for not understanding the consequences and the "sink" in solitude.
Keywords: innovation, leaders, understand, and serve functions.
Desenvolvimento
O livro a história de John Daily, um gerente geral de uma grande empresa, bem-sucedido, mas que começa a ter problemas em várias áreas da vida. Relutante, é vencido pela insistência da mulher Rachel, com é casa a 18 anos, John resolve participar de um retiro sobre liderança onde encontra um ex-executivo que tinha desaparecido do mundo dos negócios há muito tempo. Leonard Hoffman, que agora era um dos frades chamado de irmão Simeão (cujo o mesmo nome havia aparecido em vários momentos na vida de John, aparentemente por coincidência) e quem iria ministrar as aulas daquela semana.
Capitulo Um
As Definições
A obra tem dois personagens principais: Leonard Hoffman, um ex-empresário de sucesso, que agora é frade Simeão, e John Daily, um atual empresário em conflito com sigo mesmo. Ela é contada em um mosteiro em uma semana de reflexão, em um lugar que mostra todos os valores que Simeão defende e ensina para John e seus companheiros Greg, Kim, Lee, Tereza e Chris. Com personalidades e diferentes visões os temas colocados em discussão são mais atrativos ao leitor.
Um dos temas discorridos é a diferença entre poder e autoridade e as definições de liderança. Ele afirma que liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”, poder é “a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade por causa de sua posição ou força mesmo que a pessoa preferisse não fazer” e autoridade é “a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”.
Max Weber , que é citado nesse capitulo, é considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Começou sua carreira acadêmica na Universidade Humboldt, em Berlim e, posteriormente, trabalhou na Universidade de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique. Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (1919) e da Comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar. Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o chamado processo de racionalização e desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista. Mas seus estudos também deram contribuição importante para a economia. Sua obra mais famosa é o ensaio A ética protestante e o espírito do capitalismo, com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião. Weber argumentou que a religião era uma das razões não-exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características específicas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, a burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais. Em outro trabalho importante, A política como vocação, Weber definiu o Estado como "uma entidade que reivindica o monopólio do uso legítimo da força física", uma definição que se tornou central no estudo da moderna ciência política no Ocidente. Em suas contribuições
...