O Pensamento Mitológico
Ensaios: O Pensamento Mitológico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaynaramendes • 12/9/2013 • 3.043 Palavras (13 Páginas) • 3.540 Visualizações
O pensamento mitológico
Vamos partir da frase a seguir:
O homem sempre tentou dar sentido às coisas e colocar ordem no seu mundo para que pudesse saber como agir no seu cotidiano. “O espírito do homem não suporta a desordem porque não pode pensá-la” (ARAGON, 1996, p. 215 ).
Mas, como organizar a realidade? A humanidade seguiu por dois caminhos diferentes:
1. Fabulação: mitos
2. Razão: filosofia
Disponível em: http://carendilima.blogspot.com.br/2009/01/filosofando.html
Na busca de explicar e ordenar o mundo estão presentes tanto o mito, que utiliza a representação do pensamento por meio de figuras quanto a racionalidade que se empenha em pensar por conceitos.
Desde os inicio, os fenômenos do dia a dia instigaram a curiosidade do ser humano a encontrar explicações para as diversas situações. Como a ciência ainda era inexistente, a alternativa para entender o mundo foi durante muito tempo o conhecimento mitológico (ou cosmogonia). Dessa forma, temos o conhecimento mitológico como uma das primeiras formas de organizar um conhecimento sobre a realidade.
Mas o que é o conhecimento mitológico?
São características do pensamento mítico: uso do sobrenatural, do símbolo, na explicação das coisas, como a origem do universo, da natureza e dos valores. É crença sem fundamento justificável, com a utilização de representações simbólicas para a transmissão de suas idéias. Pertence à tradição cultural e representa a visão de mundo de determinada sociedade, sendo aceita e interiorizado pelo povo.
Veja no vídeo a seguir um exemplo de um mito utilizado para explicar a existência do sol:
http://www.youtube.com/watch?v=NzGzjqb2p5c
O mito grego de Hélios conta que esse deus tinha a função de trazer luz e calor aos homens. Percorria o céu num carro de fogo puxado por 4 cavalos brancos, soltando fogo por suas narinas. Todas as manhãs, depois que a Aurora aparecia de madrugada no horizonte no seu carro dourado, Hélios saia do Oriente com seu carro e subia até o ponto mais alto do Meio-Dia. Então começava a descer para o Ocidente e mergulhava no oceano ou descansava atrás das montanhas.
Então com o vídeo que você acabou de assistir, fica fácil entender a função e a linguagem que caracterizam o mito, não é mesmo? Mas vamos saber um pouco mais.
Mitos (mithos)- palavra grega que significa contar, falar alguma coisa para os outros.Mitos são explicações descomprometidas com a racionalidade que usam do fabuloso, da simbologia para explicar as coisas e os eventos no mundo.
Segundo Mircea Eliade, pode-se definir mito como:
O mito é uma realidade cultural extremamente complexa, que pode ser abordada e interpretada em perspectivas múltiplas e complementares [...] o mito conta uma história sagrada, relata um acontecimento que teve lugar no tempo primordial, o tempo fabuloso dos começos...O mito conta graças aos feitos dos seres sobrenaturais, uma realidade que passou a existir, quer seja uma realidade tetal, o Cosmos, quer apenas um fragmento, uma ilha, uma espécie vegetal, um comportamento humano, é sempre, portanto uma narração de uma criação descreve-se como uma coisa foi produzida, como começou a existir... (ELIADE,M 1992).
O mito foi o primeiro passo que o homem deu para conhecer a si mesmo e o meio em que vivia. Ele traduzia não apenas as forças da natureza como a chuva, o dia e a noite, as secas, mas também questões de ordem humana, vida e morte, dor, angústia, felicidade. O homem primitivo enxergava a si mesmo (enquanto pessoa) no mundo, e assim atribuía alma às coisas do mundo. Deuses foram criados com a dualidade pertinente aos seres humanos, ou seja, possuíam defeitos e virtudes.
Zeus (mitologia grega) é conhecido como o deus dos raios. É casado com a deusa Hera, mas teve diversos casos extraconjugais que resultaram no nascimento de filhos bastardos. Sua constante infidelidade fazia com que sua esposa, enfurecida, se vingasse das amantes.
Disponível em: http://www.fanpop.com/spots/greek-mythology/images/687267/title/zeus-wallpaper
Loki é o deus do fogo da mitologia nórdica. É conhecido por ser mentiroso, traiçoeiro e de pouca confiança.
Disponível em: http://billyfiles.blogspot.com.br/2012/06/photo_22.html
Outra característica do conhecimento mitológico é seu caráter dogmático. Não há necessidade de comprovar sua veracidade, não pode ser contestado, basta apenas que o indivíduo creia na sua explicação.
Funções do mito
De acordo com Chauí, o mito tem três frentes de funções: explicar, organizar e compensar (CHAUÍ,1995).
1. Mito com função de explicar : O mito tem por função explicar a realidade de maneira a tranquilizar o homem em um mundo assustador.
Exemplo disso é o mito de Perséfone, que tem por característica explicar o surgimento das estações do ano como você pode ver no vídeo a seguir.
http://www.youtube.com/watch?v=qPpQLU7ru6k&feature=related
...