TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Racionalista

Por:   •  27/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

O Racionalismo surge como corrente filosófica com descartes e obtém grande crescimento a partir da idade moderna onde atinge seu auge em B.Espinoza  e G; W Leibniz, desde o Iluminismo, o racionalismo é geralmente associado à introdução de métodos matemáticos na filosofia, como visto nos trabalhos de Descartes, Leibniz e Spinoza. Isso é comumente chamado de racionalismo continental, porque era predominante nas escolas continentais da Europa, enquanto na Inglaterra o empirismo dominava. Para o racionalismo tudo tem uma causa, mesmo que ela não possa ser demonstrada tendo sido importante elemento  para superar o mundo medieval. Descartes, Spinoza e Leibniz são geralmente creditados por lançar as bases para o Iluminismo do século XVIII.O racionalismo conhecido como cartesiano(racionalismo de descartes) indica que só é possível  chegar ao conhecimento da verdade através da razão do ser humano , para descartes existiam 3 categorias de ideias: as adventícias , as factícias e as inatas .

As adventícias representam as ideias que surgem através de dados obtidos pelos nossos sentidos; factícias são as ideias que têm origem na nossa imaginação; e as ideias inatas, que não dependem da experiência e estão dentro de nós desde que nascemos. Segundo Descartes, Quais são então as ideias inatas? Fundamentalmente os conceitos matemáticos e a ideia de Deus.

    Num texto dirigido à princesa Elisabeth, Descartes escreve (1645):

    “A primeira e a principal [das ideias inatas] é que há um Deus de quem todas as coisas dependem, cujas perfeições são infinitas, cujo poder é imenso, cujos decretos são infalíveis...”

Este inatismo traduz a profunda confiança que Descartes tem na razão. Fonte de todo o conhecimento seguro e verdadeiro, faculdade universalmente partilhada, a razão ou bom senso é aquilo que define o homem como homem, o que o distingue dos outros animais. Spinoza e Leibniz afirmavam que, todo o conhecimento poderia ser obtido apenas com o uso da razão , embora sabendo que isso não era possível na pratica para os seres humanos, exceto  em áreas especificas como a matemática .

Principais nomes do Racionalismo

Os 3 principais “Caras” do racionalismo são Baruch Espinosa ,

Baruch Espinosa nascido em novembro de 1632, na cidade de Amsterdã, na Holanda. Spinoza fez uma análise histórica da Bíblia, colocando-a como fruto de seu tempo. Ele Critica os dogmas rígidos e rituais sem sentido nem poder, bem como o luxo e a ostentação da Igreja. Spinoza diz que percebemos o tempo e o espaço a medida para essas duas extensões. Ele explica que a realidade é uma coisa muito mais vasta do que as categorias humanas de entendimento podem conhecer. Isso porque existe a essência. O povo que percebemos confunde o real com a razão, e o filósofo, numa postura investigativa, não pode se deixar enganar. O ente da razão não existe fora da mente. De acordo com o pensamento de Spinoza, o homem seria incapaz de compreender a ordem do universo e a realidade que o cerca e, por isso, sua imaginação atribui essa realidade a uma divindade transcendental, ou seja, que está acima ou além deste mundo. Desse equívoco derivariam as superstições religiosas e determinadas concepções políticas e filosóficas. O filósofo seria enquadrado entre os racionalistas, juntamente com Leibniz, apesar de que Spinoza não tenha privilegiado a mente em detrimento do corpo, mas trata-os em patamar de igualdade. Spinoza e Descartes compartilhavam da mesma opinião sobre a ordem geométrica, constatando ser essa ordem, a mais conveniente para a pesquisa e para o ensino da verdade, porém divergia quanto ao modo que utilizavam essa ordem, onde Spinoza defendia ser mais adequado o modo sintético[

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com