O Problema Temporal Da Transcendência Do Mundo
Dissertações: O Problema Temporal Da Transcendência Do Mundo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Postulante • 18/11/2014 • 756 Palavras (4 Páginas) • 263 Visualizações
INSTITUTO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA MATER ECLESIAE- IFITEME
CURSO DE FILOSOFIA
HIGOR FEITOSA PASSARELI DA SILVA
PRAGMATISMO
PONTA GROSSA
2014
HIGOR FEITOSA PASSARELI DA SILVA
PRAGMATISMO
Trabalho apresentado para a disciplina de Lógica, do curso de Filosofia do Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae- IFITEME.
Prof. Frei Margom
PONTA GROSSA
2014
PRAGMATISMO
O pragmatismo segundo (SHOOK, 2002, p. 11) é uma linha de pensamento sobre a qual tem como pioneiros os americanos: Charles S. Perce, William James e Joh Dewey, filosofos estes que se encontram entre os mais expoentes pensadores da historia da filosofia, devido ao fato de analizarem os mais vastos compos tradicionais da filosofia, que são: logica, epstemologia, metafísica, estética, ética e política.
Esses três grandes filosofos do sec. XIX, obtiveram seus próprios interesses acadêmicos na busca de uma investigacão inteligente.
Charles S. Peirce (1839-1914) foi o pioneiro na lógica, semiótica e metafísica e criou uma filosofia das ciências naturais extremamente original. William James (1842-1910) foi o pioneiro da psicologia experimental e quem mais pesquisou fenômenos psicológicos. John Dewey (1859-1952) também foi no compo da psicologia social, um pioneiro e procurou a utilidade da filosofia para uma sociedade progressista e democrática. (SHOOK, 2002, p. 11)
Mesmo que estes três assentissem com a ideia de que a inteligencia humana tem relacão direta com o conhecimento gerado atravéz da experiencia, este tópico não foi suficiente para agrupalos em um movimento à parte. No entanto, os mesmos concordavam nos seguintes aspectos:
1. Embora a experiência seja o fundamento do conhecimento, a mente transforma a experiencia em objeto de conhecimento; 2. A transformação da experiência visa a apaziguar a dúvida, etapa preparativa de uma ação com vistas a um fim específico; 3. Como a mente visa uma creça prática, a transformação que ela faz da experiência é guiada pela atividade experimental; 4. O processo experimental de criar crenças sólidas pode ser logicamente avaliado com base em sua função de nos possibilitar prever confiavelmente e controlar nosso ambiente. (SHOOK, 2002, p. 12)
Segundo (SHOOK, 2002, p. 13) pragmatismo pode abrangir um grande problema se fo-lo tomado como uma filosofia cujo intuito é propriamente mais uma teoria da verdade, sendo que esta não é sua finalidade. O pragmatismo em si, busca através de sua filosofia sobresair às possiveis e inumeraveis discuções a respeito do tópico verdade, sabendo que quando se fala da “verdade”, logo percebe-se que o sujeito interrogante, devera buscar em outras opiniões pessoais, respostas sobre a mesma veradade e com isso de imediato
...