O QUE É FILOSOFIA E A CONSCIÊNCIA MÍTICA
Por: edu24lu18ju30 • 14/2/2016 • Trabalho acadêmico • 425 Palavras (2 Páginas) • 629 Visualizações
RESPOSTAS:
1) A Filosofia nasceu do espanto e inconformidade que os gregos tinham com todas as coisas. Eles não se conformavam com as respostas tradicionais e pensamentos que lhes eram apresentados. Foi onde começaram a questionar o surgimento e razão das coisas. Sabemos ainda que o local onde a Filosofia surgiu foi na Grécia no final do Século VII a.C. e início do Século VI, nas colônias gregas da Ásia Menor na cidade de Mileto, onde o primeiro filósofo foi Tales de Mileto e com fortes indícios que teve grande contribuição de experiências vividas e observadas de povos orientais e povos antepassados a eles.
O pensamento filosófico preocupa-se exclusivamente ao questionamento lógico e ético de todas as coisas, em pensamentos que englobam todas as esferas buscando respostas lógicas e coerentes das mesmas. O Mito por sua vez, originado de contos passados de deuses para um homem a fim de narrar o surgimento das coisas e de suas vontades. Entende-se então, que o Mito são fábulas contadas por homens que não se preocupavam em checar a veracidade de tal informação, contrariando-se com o pensamento filosófico.
2) Foram quatro os grandes períodos separados pelos historiadores que influenciou o surgimento da filosofia. São eles:
- a Grécia homérica, que corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus dois grandes poemas, Ilíada e Odisseia.
– a Grécia Arcaica ou dos sete sábios, do séc. VII ao séc. V antes de Cristo, quando os gregos criam cidades como Atenas, Esparta, Tebas, etc., e predomina a economia urbana, baseada no artesanato e no comercio.
– a Grécia Clássica, nos sécs. V e IV antes de Cristo, quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entra no apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
– e a Época Helenística, a partir do final do séc. IV antes de cristo, quando a Grécia passa para o poderio do Império de Alexandre da Macedônia, e depois para as mãos do Império Romano, terminando a história de sua existência independente.
3) Foram uma série de fatores que contribuíram para o surgimento da Filosofia. Foram condições materiais, isto é, econômicas, sociais, políticas e históricas que contribuíram para tal surgimento. São eles:
as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política. Esta última (invenção da política), foi a mais aceitável. Onde foram implantados a ideia de lei, o surgimento de um espaço público, e o estímulo de um pensamento público, ensinados, transmitidos, comunicados e discutidos a todos.
...