O Que Distingue A Atitude Filosófica Da Atitude Do Senso Comum?
Dissertações: O Que Distingue A Atitude Filosófica Da Atitude Do Senso Comum?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandoamorim • 1/5/2014 • 257 Palavras (2 Páginas) • 2.693 Visualizações
A atitude filosófica é possuir um olhar crítico sobre a realidade, questionar o inquestionável, e trazer à reflexão o que já foi estabelecido no senso comum, que é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade que se acumula no decorrer dos tempos, atravessando gerações, perpetuando hábitos e tradições, é intuitivo, é simples e espontâneo.
Justificativa: Em resumo; Atitude filosófica nada mais é que buscar sempre mais conhecimento de tudo e o senso comum é aceitar com as coisas, as regras, as atitudes e tudo na vida como lhe é passado, sem questionar e refletir sobre nada.
Ao refletir a realidade, pelo que procura o filósofo?
Resposta: Liberdade para pensar, liberdade para filosofar, não no senso comum, mais sim na reflexão, ter uma visão mais crítica, poder questionar e ter liberdade de expressão, sem que sofra as punições do mundo atual.
Qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, como uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?
Resposta: Foi a necessidade de obterem respostas clara das questões do cotidiano humano, como exemplo: política, economia, ciências, religião, cultura, etc.. A filosofia nasce com o propósito de encontrar não uma resposta que viesse atender a alguns, mas uma verdade universal. Em outras palavras, a admiração e o espanto com a realidade e a insatisfação com explicações míticas e tradicionais, levaram à indagação e a busca do saber, do conhecimento. Conhecimento este, acessível a todos por meio da razão e do pensamento.
...