O Que é Dialética
Artigos Científicos: O Que é Dialética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mylanemendes • 21/11/2013 • 613 Palavras (3 Páginas) • 288 Visualizações
O que é dialética
• O Trabalho
Segundo Hegel, o trabalho é responsável exclusivamente por impulsionar o homem a se desenvolver, se produzir. É o ponto central a partir do qual o homem pode compreender o que vier a complicar a forma de entender o porquê de ser homem. Foi com o trabalho que o ser humano conseguiu autonomia sobre as natureza, obtendo uma posição de sujeito ao mundo dos objetos naturais, a partir disso foi conhecida a relação sujeito – objeto.
O trabalho é conceito – chave para nós compreendermos o que é a superação dialética. Hegel usou o verbo suspender e designou três sentidos diferentes: o de negar, anular a cancelar; o de erguer alguma coisa e mantê – la erguida para protegê – la, o de elevar a qualidade, promover a passagem de alguma coisa para um plano superior, suspender o nível. Com isso a dialética é simultaneamente a negação de uma determinada realidade, a conversação de algo de essencial que existe nessa realidade negada e a elevação dela a um nível superior.
Karl Marx concordava com Hegel de que o trabalho era a mola que impulsionava o desenvolvimento humano, porém criticou a concepção hegeliona do trabalho que dava importância demais ao trabalho intelectual e não enxergava a significação do trabalho físico, material.
• Alienação
Para Marx, o trabalho é uma condição natural para a realização do homem. Mas muitas mudanças ocorreram a partir da divisão social do trabalho, e da privatização das fontes de produção. A partir daí o homem começou a encontrar dificuldades para encarar seus problemas de uma maneira universal, e começou a se influenciar pelo ponto de vista de seus patrões. Isso tudo estranhou muito o trabalhador, onde o mesmo realizou seu trabalho, mas o produto ficaria com outra pessoa. A partir disso começou a alienação.
Marx sempre foi contra a divisão da sociedade em classes, e segundo ele e seus seguidores a única maneira de começar uma “desalienação” e a promoção da revolução socialista.
A partir do começou da produção capitalista deu início à uma grande competição entre os empresários, e nessa disputa os mais poderosos criam as leis, prejudicando os menores, criando assim um monopólio. A partir do capitalismo foi criada a primeira classe social – o proletariado moderno. Os trabalhadores além de viverem sobre ameaça de perderem o emprego, tem que se organizar e lutar pelos seus salários.
• A Totalidade
A síntese é a visão de conjunto que permite ao homem descobrir a estrutura significativa da realidade com que se defronta, numa situação dada. E é essa estrutura significativa - que a visão do conjunto proporciona - que é chamada de totalidade.
Para trabalhar dialeticamente com o conceito de totalidade, é muito importante sabermos o nível de totalização exigido pelo conjunto de problemas com que estamos nos defrontando; e é muito importante, também, nunca esquecermos que a totalidade é apenas um momento de um processo de totalização.
A totalidade tem sua maneira diferente de mudar; as condições de mudança variam; dependendo do caráter da totalidade e do processo específico do qual ela é um momento.
• A Contradição
...