O Que é Filosofia
Por: Volnei Olszeski • 25/9/2020 • Resenha • 4.577 Palavras (19 Páginas) • 195 Visualizações
O QUE É FILOSOFIA
A filosofia é o estudo de questões relacionadas à existência, à verdade, ao conhecimento, aos valores morais, à mente, linguagem e valores estéticos. A filosofia nasceu na Grécia com Tales de Mileto, mas o termo foi inventado por Pitágoras, e seu significado em grego é "amor a sabedoria", "filo" significa amor ou amizade e "Sofia" se traduz em sabedoria. [pic 1]
A filosofia não se baseia na fé ou revelação divina, e sim na razão. É uma análise racional da existência humana. É a indagação sobre a existência, verdade, conhecimento, mente, valores estéticos e morais e sobre a linguagem, mas filosofar está muito além disso. Filosofar é analisar os problemas fugindo do óbvio, é lançar indagações, perguntas, ir a fundo em todos os assuntos.
O filósofo é alguém que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber, que serve da razão para tentar pensar o mundo e a sua própria vida, afim de se aproximar da sabedoria ou da felicidade. Ele é movido pela curiosidade e fundamentos da realidade, que sempre faz com que ele busque conhecimento, sem uma visão realista.
Para que serve a filosofia?
Exatamente por ter um olhar diferente, ela busca outra dimensão da realidade, além das necessidades imediatas nas quais o indivíduo encontra se mergulhado: ao tornar se capaz de superar a situação dada e repensar o pensamento e as ações ele desencadeia.
Filosofar para quê?
Para poder pensar melhor sobre tudo, os fatos, as pessoas, a vida. Podemos, caracterizar através de três momentos o processo do filosofar:
1º - DES ORIENTAÇÃO (para filosofar é necessário romper com nossa ingenuidade, livrar-se das convicções).
2º - DES COBRIMENTO (não basta perguntar: é necessário descobrir a realidade com minha verdade. Esse descobrimento é tarefa da razão).
3º - DAR RAZÃO (não basta ver, dar-se conta, descobrir o ser como verdade. É necessário justificar a descoberta, mostra-la como verdade, supõe a capacidade de comunicar para outras pessoas esta descoberta. Isso é feito através do discurso que deverá ser rigoroso, coerente e lógico).
O filosofar é pensar o que está acontecendo. É pensar a realidade de modo profundo, é captar a realidade e agi-la, trabalhá-la, elaborá-la de modo humano.
O que é a realidade?
É tudo o que existe. Conjunto das coisas ou fatos reais.
Mas como pensar a realidade?
Pensar de modo profundo capando a realidade e agindo com ela. Pensar a realidade significa, observar, estudar e conhecer todos os detalhes da realidade.
Pensar tudo o que existe é possível?
Sim, porem dá-se destaque ao pensamento e o estudo do ser humano, da liberdade humana, conhecimento humano, questões éticas como aborto, fome, desemprego, violência, saneamento básico, saúde, politica, marginalizados (negro, índio), poder da burguesia entre outros.
O símbolo da filosofia é a coruja. Esta tem vários traços com a filosofia: olhar atento, cantiga forte e firme, sensibilidade na escuta e não visão (noite), detalhes que poucos os veem. Eu seu voo sempre observa o que está ao redor, sua casa construída no chão em lugar seguro.
A filosofia é dívida em vários ramos, que incluem a metafísica, ontologia, cosmologia, lógica, epistemologia, ética, etc.
PERÍODOS DA FILOSOFIA
Filosofia Antiga
Passagem do mito para a Razão.
Questões filosóficas: Como é o universo? Qual é o fundamento de todas as coisas? Como tudo se articula para formar a realidade? A realidade essencial é dinâmica ou estável? As coisas são por acaso ou necessidade?
Os Pré-Socráticos
Surgiu na Grécia Antiga por volta do século VI a.C. Se preocupavam muito com o Universo e com os fenômenos da natureza. Buscavam explicar tudo através da razão e do conhecimento científico. Podemos citar, neste contexto, Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras, Heráclito, Parmenides, Zenão, Empédocles, Demócrito, Xenófanes, Leocipo, Filolau de Crotona.
Período Clássico e Helenístico
Questões filosóficas: Qual é a essência do ser humano? Conhecemos o que acreditamos conhecer? Como é a realidade? Como é o processo de conhecimento? Quem deve governar a cidade? Como devemos viver?
Surgiu na Grécia Antiga no séc. V e IV a.C. Houve grande desenvolvimento cultural e científico. O esplendor de cidades como Atenas, e seu sistema político democrático, proporcionou o desenvolvimento do pensamento. Defendiam uma educação, cujo objetivo seria a formação de um cidadão pleno, preparado para atuar politicamente para o crescimento da cidade. Dentro desta proposta pedagógica, os jovens deveriam ser preparados para falar bem (retórica), pensar e manifestar suas qualidades artísticas.
Principais pensadores foram: Górgias de Leontinos, Protágoras de Abdera, Sócrates, Platão, Aristóteles.
Período Pós-Socrático
Está época vai do final do período clássico (320 a.C.) até o começo da Era Cristã, dentro de um contexto histórico que representa o final da hegemonia política e militar da Grécia.
Ceticismo: de acordo com os pensadores céticos, a dúvida deve estar sempre presente, pois o ser humano não consegue conhecer nada de forma exata e segura. Pensador principal foi Piro de Élida.
Epicurismo: os epicuristas, seguidores do pensador Epicuro, defendiam que o bem era originário da prática da virtude. O corpo e a alma não deveriam sofrer para, desta forma, chegar-se ao prazer.
Estoicismo: os sábios estóicos como, por exemplo, Zenão de Cício, Marcos Aurélio e Sêneca, defendiam a razão a qualquer preço. Os fenômenos exteriores a vida deviam ser deixados de lado, como à emoção, o prazer e o sofrimento.
Cinismo: corrente do filósofos que se propuseram viver como os cães da cidade, sem qualquer propriedade e conforto. Defendiam que o ser humano devia conhecer a si mesmo e desprezar todos os bens materiais. Pensador: Diógenes de Sínope.
Filosofia Medieval: Pensamento Cristão
Questões filosóficas: é possível conciliar fé e razão? Por que o ser humano era? Qual é o valor das boas ações? A alma é superior ao corpo? Qual a relação entre as palavras e as coisas? A vida surgiu ao acaso ou faz parte de um plano maior? Deus existe?
...