O Sentido da vida
Por: FabianoPasini • 12/6/2018 • Resenha • 286 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
Nome: Fabiano Pasini Soares
O que é vida? Qual o sentido da vida?
Questões como as acima são frequentemente respondidas com respostas rápidas e precisas, tais como:
- Vida (vi·da) - sf 1 Conjunto de propriedades, atividades e funções (replicação, mutação, reprodução, entre outras) que caracterizam e distinguem um organismo vivo de um morto.
- Questionar-se sobre o sentido da vida é ilógico.
- Vida é o que é construído por Deus e sentido é serví-lo.
A razão e a lógica mesmo sendo comuns aos seres humanos, ainda não são suficientes para responder questões tão simples, tais conclusões não silenciam as questões e muito menos acalmam a inquietação dos seres que se questionam sobre.
A inquietação quanto ao sentido da vida é ilustrada por Albert Camus em sua triologia do absurdo. Para o filósofo, o ser humano seria Sísifo, empurrando uma pedra ou questionando o sentido de sua existência mesmo sabendo que a pedra e a resposta nunca irão parar lá em cima ou ser respondida. O absurdo é a pergunta que não cala, um silêncio ensurdecedor.
Nessas condições, diferentemente de Camus, Sartre conclui que o ser humano não é uma couve-flor, ou seja, ele não possui um propósito, o ser humano é nada, deve se construir. Há o pensamento de que o ser humano deve guiar-se e construir um propósito para si mas como se sabe quem se é para guiar-se?
Pode-se dizer, portanto, que o sentido da vida é uma questão filosófica, pois (até então) não há como comprovar a veracidade de uma tese apresentada a tal questionamento. Entretanto, estudando tais resoluções, o indivíduo pode chegar mais próximo da verdade e ter sua síntese pessoal.
...