O caso FILOSOFIA
Tese: O caso FILOSOFIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: WellingtonBrito • 1/12/2014 • Tese • 1.347 Palavras (6 Páginas) • 291 Visualizações
AULA 07 FILOSOFIA Estudamos que John Locke considerou a existência de direitos inatos. A partir desta visão, deveria, então, ser função do Estado liberal proteger tais direitos de seus cidadãos. Considerando a leitura da manchete acima, responda as questões que seguem: a)O que é para Locke um direito natural? Quais são eles?
Resposta: John Locke usava odireito natural em muitas de suas teorias, pois procedeu muita coisa no estudo de Hobbes, mas uma ligação importante e diferente do ponto de vista dele ao de Hobbes foi ao dizer que se um governante transgredisse o direito natural, as pessoas estariam justificadas em derrubar seu regime. Direito a vida, a propriedade a liberdade.
b) Lendo o texto acima, é possível correlacionar a teoria dos direitos naturais lockeana com o caráter universal dos direitos humanos? Fundamente sua resposta.
Resposta: Se direitos naturais são, sob nossa nova interpretação, direitos universais e, por isso, expressam nossas convicções sobre o que pretendemos levar em conta para o tratamento entre e para com os homens em sociedade, a categoria de direitos humanos passa a ocupar uma posição que exige como princípio universal, uma sociedade na qual os homens, tenham uma valor de tratamento independente de sua autonomia, aptidão ao trabalho e capacidade específica. Até mesmo a noção de sociedades plurais que conhecemos hoje, nos faz procurar por uma adequação das barreiras e limites que alguns conceitos nos forneciam no passado; e apesar de identificarmos, constatemente, os fracassos de muitas tentativas de fundamentação do direito do homem, o valor moral e político dessa busca,permanece até hoje. c)O sistema jurídico brasileiro, de alguma forma, estabelece proteção aos bens considerados como direitos naturais por Locke?
Resposta: Embora se costume dizer que Locke procedeu a uma revisão de Hobbes com base no contratualismo hobbesiano. Locke inverteu o argumento de Hobbes, ao dizer que se o governante contrariasse o direito natural e deixasse de proteger "a vida, a liberdade e a propriedade", as pessoas estariam justificadas em derrubar o regime. Se Locke falava a linguagem do direito natural, preferida dos pensadores liberais posteriores, o conteúdo desta linguagem procurava em grande medida proteger os direitos individuais, desta forma pode-se dizer que o sistema jurídico brasileiro, de certa forma, protege sim, podendo ser citado o TÍTULO II da CRFB/88 que trata Dos Direitos e Garantias Fundamentais, onde claramente estão protegidos os considerados direitos naturais por Locke.
Questão objetiva 1. Assim como Hobbes e Rousseau, John Locke (1632-1704) foi parte da concepção segundo a qual os indivíduos isolados no estado de natureza se unem mediante um pacto que torna legítimo o poder do Estado. Nesse sentido é correto afirmar sobre este autor que:
a) Em sua teoria o ser humano é por natureza egoísta e a condição geral de existência é a violência generalizada.
b) No estado de natureza cada um é juiz em causa própria, portanto os riscos são grandes e podem desestabilizar as relações e por em risco o gozo da propriedade.
c) A soberania popular exerce papel fundamental diante do poder absoluto do soberano que deve estar acima das leis.
Xd) Elaborou o conceito de liberdade transcendental segundo o qual o ser humano está fadado ao determinismo da natureza.
Caso 8
1. O que é filosofia? E quais as características da filosofia?
Resposta 01: A filosofia esta ligada a sabedoria e tem coo caracteristica a indução a capacidade de pensar.
2. O que é Filosofia do Direito? Quais os objetos de investigação de uma Filosofia do Direito? Por quê?
Resposta 02: Filosofia do direito é o campo de investigação filosofica que tem por objeto ,para a filosofia a verdade é relativa,onde os objetos de investigação da filosofia são a inquietação e perplexidade ,,Estuda a adequação do direito vigente a ideias democraticas e aspectos sociais ,formulando a proposta para sua reforma.
3. O que é Filosofia Política? Quais os objetos de investigação de uma filosofia política? Por quê?
Resposta 03: É o campo da investigação filosofica que se ocupa em dedicar seu tempo na interpretação dos individuos em sociedade na sua pratica cotidiana.
4. Como a Antiguidade compreendeu a relação entre ética e política?
Resposta 04: A Ética tanto na época antiga como atual é um presuposto subjetivo por e4star em volta de valores morais e pessoais.Já a política era vista como uma arte de saber manter o poder e saber manter o foco através de sua sabedoria.
5. Como os conceitos de ética e política se articularam no pensamento de Platão e Aristóteles?
Resposta 05: Platão contextualizava a ética como base da política ,onde o individuo dispoem de métodos para obter o conhecimento e consequentemente a verdade.
Aristóteles diferenciava uma única figura(líder representante) como a personificação da justiça e a representação da coletividade.
6. O que podemos entender por jusnaturalismo moderno?
Resposta 06: Jusnaturalismo moderno É caracterizado pela idéia racional de um Direito original fundamentalmente marcado pela flexibilidade de uma razão liberal.
7. Elabore um quadro
...