O papel da ética no cotidiano do profissional
Pesquisas Acadêmicas: O papel da ética no cotidiano do profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: misscarol • 14/4/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.478 Palavras (10 Páginas) • 453 Visualizações
As sociedades vêm passando por mudanças ao longo da história, através do tempo. O que era considerado certo ou bom antigamente, talvez não seja hoje, e aí por diante. O ser humano adquire costumes, crenças valores que são herdados de seus antecessores e daí repassados para seus filhos, netos, etc. A Ética ou Filosofia Moral, vem a ser a disciplina que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral. Essa reflexão pode seguir as mais diversas direções, dependendo da concepção de homem que se toma como ponto de partida. Sendo assim, diante da pergunta “o que é o bem e o mal”, podemos responder de forma diferente, caso o fundamento da moral esteja na “vontade de Deus” ou em nenhuma ordem exterior à própria consciência humana. Poderíamos perguntar ainda: Há uma hierarquia de valores? Se houver uma hierarquia de valores, o bem supremo é a felicidade? É o prazer? É o trabalho? Seria o dever?
Por outro lado, é possível sim, questionar: os valores são essenciais? Têm conteúdo determinado, universal, válido em todos os tempos e lugares? Ou ao contrário, são relativos? Essas e outras questões podem ao menos ser mensuradas quando entramos no campo da Moral, ou seja, o modo de agir do ser humano, mas sobretudo quando procuramos entender o que realmente está acima da Moral, ou mesmo aquilo que rege todos os costumes, crenças, valores, que tenha um valor universal e tem um propósito para o bem, liberdade e solidariedade. A isto, damos o nome de Ética. É comum confundirmos os dois significados, pois são assuntos bastante amplos e inesgotáveis, pois como já citado, acompanham a história através dos tempos, através das civilizações. Portanto é preciso compreender seus significados, compreensões, diferenças, exemplos, para que possamos repassar para nossos filhos, netos, as noções do que é certo ou errado, bem ou mal, etc.
“Toda a humanidade se criou tendo em vista sempre o bem”. (ARISTÓTELES)
“A sociedade corrompe o bom selvagem, deturpando a bondade, tornando o indivíduo inclinado às ações egoístas”. (ROSSEAU)
PASSO 2 - O QUE É ÉTICA?
A palavra Ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Relaciona-se com o estudo da moral e do comportamento humano. Pode ser considerada como sendo um conjunto de valores morais e princípios que dão as diretrizes para a conduta humana em sociedade. Sem a ética, torna-se muito difícil ou praticamente impossível a prática do bem comum, das boas relações sociais. Ética é uma ciência prática e normativa que estuda a moral ou comportamento humano, determinando o que é bom e justo para o ser humano e, sendo assim, orienta como se deve ser e agir. Portanto, é a teoria ou a ciência do comportamento moral. Na prática, agir eticamente, é agir de acordo com os preceitos da moral instituída.
O PAPEL DA ÉTICA NO COTIDIANO DO PROFISSIONAL
A ética desempenha um impacto fundamental nas organizações. Ela precisa estar presente na cultura organizacional, até por uma questão de sobrevivência das organizações. A cultura organizacional precisa ser abastecida com ações éticas nas organizações. Mas é importante sabermos que o comportamento ético que as pessoas têm dentro de si é adquirido já desde muito tempo, pelos ensinamentos familiares, na infância. Esse comportamento ético estando presente na vida do profissional, seja qual área onde for trabalhar, é fundamental para o instinto de sobrevivência das organizações. Nos tempos atuais, os clientes estão bastante exigentes em relação aos produtos e serviços que tenham apelos sócio-ambientais, onde esses temas ganham grande importância junto à sociedade. Até mesmo a área de marketing (bastante criticada pela falta de ética), está bastante preocupada com esses temas. A importância da ética para o profissional se faz acontecer quando passa a promover benefícios para a sociedade, aumentando das receitas da empresa, assim como fidelização aos produtos e serviços, consequentemente aumentando a participação da empresa no mercado. Assim, o profissional ganha notoriedade junto à empresa, pois ajuda a construir um papel importante junto à sociedade, agregando valor à sua carreira.
O QUE É MORAL?
Podemos afirmar que moral se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma sociedade, de uma cultura. Moral trata sobre os valores que regem a ação humana na convivência social. Os códigos de ética e moral são itens necessários para a convivência em sociedade, fortalecendo a solidariedade dos seres humanos em relação aos seres vivos em geral. Caso não houvesse regras sobre o comportamento humano, teríamos uma situação complicada, de caos, desavenças, lutas constantes pela satisfação da vontade própria a todo custo.
O QUE É PRÁTICA MORAL NA SOCIEDADE?
A prática moral na sociedade acontece quando os indivíduos pertencentes a esse grupo segue os costumes, crenças, valores, herdados por seus antepassados, passando a adquirir características de verdades indiscutíveis dentro dessa sociedade. Nem sempre essas práticas morais estão carregadas de ética. Como exemplo, podemos citar um grupo de caça de animais, onde temos a pratica de atividades de tiros de espingarda contra pássaros, simplesmente por hobby, ou lazer. Verifica-se que não há uma motivação para tal atividade, ou seja, não há uma razão para que essas pessoas matem esses animais. Neste caso, a Ética vai totalmente contra esses atos, pois ela valoriza a vida em geral, seja humana ou não. O respeito à vida é a prioridade máxima da ética, além da dignidade, solidariedade e valorização do bem.
COMPARAÇÕES ENTRE ÉTICA E MORAL (DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS)
Embora tenham similaridades e possuem uma relação direta, existem pontos que podemos diferenciar claramente a Ética da Moral, mesmo não sendo uma tarefa fácil, tendo em vista que o mundo sofre transformações a cada minuto. Podemos citar alguns exemplos de diferenciação, conforme a seguir:
* Ética, é um conjunto de princípios, enquanto Moral é um com junto de condutas sociais.
* Ética é universal, já a Moral é local.
* A ética não cria a moral, entretanto a Moral cria costumes, valore e crenças.
* Ética independe
...