O papel de um profissional no departamento de finanças
Tese: O papel de um profissional no departamento de finanças. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lidii • 1/12/2014 • Tese • 393 Palavras (2 Páginas) • 389 Visualizações
O papel do profissional no departamento financeiro é fundamental dentro de uma empresa, pois administra o dinheiro, os investimentos, riscos financeiros e o relacionamento com investidores. Além desses atributos, o departamento também realiza trabalhos com áreas financeiras mais complexas, por exemplo, taxa de câmbio, alterações de caixa de juro, divisas estrangeiras, alterações das taxas de juros e dentre outras.
O financeiro é um setor que executa atividades delicadas e que trabalha diretamente com cálculos, o que exige do profissional da área um grande nível de concentração e atenção. Outro fator que contribui para a presteza dessas atividades é ter raciocínio lógico, ter conhecimentos e habilidades com a matemática, caso contrário, fica difícil exercer essa função.
Atividades desenvolvidas no departamento financeiro:
Controle bancário: têm como responsabilidade controlar todas as movimentações bancaria da empresa, extratos, pagamentos, emissão de cheques, tarifas cobradas, investimentos, empréstimos e dentre outros.
Planejamento financeiro: responsável por elaborar o fluxo de caixa, buscar alternativas de investimentos e financiamentos e, além disso, analisa toda a estrutura de capital da empresa.
Contas a receber: Controla todas as receitas geradas pela empresa.
Contas a pagar: responsável por controlar os pagamentos realizados pela empresa, por exemplo: fornecedores, colaboradores, impostos e dentre outros. Na empresa onde trabalho, existe um tipo de sistema onde lançamos as contas e colocamos como foi pago e para quem foi pago, esse sistema é muito importante, porque quando precisamos saber se a despesa daquele mês ou ano foi alta ou se está na meta estabelecida pela empresa.
Tesouraria: Controla todo o dinheiro gerado, os gastos, as notas de gastos que entram e saem da empresa. É bom ressaltar de ter um controle sobre as notas fiscais é muito importante, devido aos impostos que temos que gerar.
Auditoria: avalia os registros de contabilidade ou de qualquer outra atividade que envolva recursos financeiros da empresa.
Faturamento: área que cuida da preparação e envio das contas.
O setor financeiro de uma empresa deve ser organizado e funcionar de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos do desenvolvimento do trabalho. Este setor também deve contar com pessoas de extrema confiança, que preze pela ética e o compromisso de suas atividades.
Apesar que todas são importantes, a conta a receber é uma das mais importantes. Devido ao recebimento da receita dentro da empresa que possibilita como está indo a empresa.
...