TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é o Iluminismo?

Por:   •  15/9/2021  •  Artigo  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

Iluminismo

O iluminismo foi um movimento abrangente e seus ideais, principalmente a confiança na razão humana, eram expressos também nas artes e na política.

[pic 1]

Influenciados pela Revolução Industrial, os iluministas confiavam na razão humana e nas tecnologias como meios de se atingir o progresso humano

O que é o Iluminismo?

O Iluminismo é um movimento intelectual e cultural que se inicia a partir da segunda metade do século XVIII, também referimos a esse movimento como “Século das Luzes”, “Ilustração” ou “Esclarecimento”. Por esses termos já podemos entender que os representantes desse movimento queriam combater o obscurantismo, a ignorância e o despotismo. Além disso, queriam divulgar o conhecimento científico a fim de, por meio dele, possibilitar o progresso humano. No entanto, o progresso humano também possibilitaria o desenvolvimento da ciência, ou seja, quanto mais o homem conhece a ciência, mais progride intelectualmente e é capaz de fazer a ciência ir além.

O progresso humano não era entendido apenas pelo viés da ciência, também era expresso pelo desenvolvimento literário, teórico, prático (no sentido de que o progresso também deveria ocorrer em questões políticas e morais) e artístico. Percebemos, então, que o Iluminismo foi um movimento cultural abrangente e não uma doutrina filosófica específica. As ideias e valores compartilhados, principalmente no que se refere à confiança na capacidade da razão humana, eram expressos de forma diferente e adquiriam características próprias a depender do país e do contexto sócio-histórico em que se inseriam.

Quais são suas principais características?

1) Consciência individual autônoma

Para que o homem desenvolvesse sua razão e assim pudesse conhecer o real em todos os aspectos, ele deveria fazer uso do próprio entendimento e não agir conforme aquilo que lhe diziam. Pelo uso da razão seriam capazes de intervir na realidade para organizá-la racionalmente. Dizer que o homem possui consciência individual autônoma significa dizer que ele não precisa de uma autoridade externa, seja política, religiosa ou até mesmo médica; também significa que pode ser livre em relação às suas emoções, paixões e desejos.

O indivíduo era livre, conceito baseado no livre comércio e oposto ao absolutismo, individual, ou seja: consciente e capaz de se autodeterminar e que deveria ser tratado com igualdade jurídica em relação aos outros, uma forma de garantir sua liberdade.

2) Noção de progresso

A mentalidade da época, influenciada pela Revolução Industrial, era a de que, se o homem tinha pela razão as condições de enfrentar os problemas que a realidade lhes apresentava, ele tinha pela ciência e pela tecnologia as condições de se impulsionar para a verdade e ao progresso humano.

3) Caráter pedagógico

Para o Iluminismo, todos os homens são igualmente dotados de uma luz natural que torna todos capazes de aprender. Pela educação, pela ciência e pela filosofia, os homens desenvolveriam sua capacidade mais fundamental, ou seja, eram instrumentos da consciência individual autônoma contra a ignorância. Os estudos do ser humano e da história são a prioridade pois, por meio de ambos, poderiam colocar em perspectiva aquilo que não deu certo no passado em relação às necessidades de todos na sociedade.

4) Pensamento laico

Tudo aquilo que pudesse dificultar o aprimoramento da razão deveria ser questionado. Era preciso, portanto, identificar quais eram esses obstáculos. O principal era a autoridade religiosa que impunha crenças irracionais a fim de manter os homens submissos.

5) Autoridade

O homem não poderia permitir que alguém assumisse a responsabilidade pelo seu pensamento. O homem tem a capacidade de fazer uso da própria razão para estabelecer seus modos de conduta e deve ser o único responsável pelas suas decisões. Tudo aquilo que tenta impor um pensamento prévio e uma forma de agir, até mesmo a medicina, deveria ser enfrentado se não puder ser justificado racionalmente ou que recorra ao medo e à força para ser cumprido.

Quem foram principais representantes do Iluminismo?

Como foi dito, o Iluminismo foi um movimento cultural abrangente que teve expressão em diversas áreas do conhecimento, como as artes, as ciências políticas e a doutrina jurídica. Também ocorreu em diversos países europeus, mantendo os valores fundamentais, mas adquirindo características próprias. Vejamos seus principais representantes:

1) França:

Voltaire (1694-1778): Pseudônimo do poeta, dramaturgo e filósofo François-Marie Arouet. Suas obras se caracterizam por um estilo irônico pelo qual submetia à sua dura análise aqueles que abusavam do poder, os membros do clero que se comportavam de forma inapropriada e à intolerância religiosa. Defendia uma monarquia esclarecida, ou seja, um governo em que o soberano respeitasse as liberdades individuais, principalmente a liberdade de pensamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): Nasceu na Suíça, mas se transferiu para a França em 1742 onde escreveu suas principais obras. Em Do contrato social, defendia um Estado que ofereceria aos seus cidadãos um regime de igualdade jurídica por meio da contemplação da vontade geral do seu povo.

* Denis Diderot (1713-1784) e Jean le Rond D'Alembert (1717-1783): Organizaram uma Enciclopédia de 33 volumes pela qual se pretendia apresentar os principais pensamentos da época e que representa a confiança na razão e na capacidade libertadora do conhecimento. Entre os colaboradores da Enciclopédia, temos outros nomes importantes para o Iluminismo francês: Buffon, Montesquieu, Turgot, Condorcet, Holbach e os já mencionados Voltaire e Rousseau.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com