O senso comum enquanto princípio de sociabilidade
Abstract: O senso comum enquanto princípio de sociabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreiac • 26/11/2014 • Abstract • 272 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
aráter coletivo :
r:
O senso comum é um saber partilhado pelos membros de uma comunidade, permitindo que os indivíduos possam cooperar nas tarefas essenciais à vida social.
r:
O senso comum é subjetivo porque não é oobjetivocada indivíduo vê o mundo à sua maneira, formando as suas opiniões, sem a preocupação de as testar ou de as fundamentar num exame isento e crítico da realidade.
"O senso comum :
r:
é um saber que está presente em todas as sociedades e em todos os indivíduos (todos são dotados de senso comum). Mas o senso comum é plural, variando de sociedade para sociedade e modificando-se com o decorrer dos tempos.
O senso comum enquanto princípio de sociabilidade:
r:
constitui o acordo mínimo exigível para que qualquer sociedade funcione como tal; ele assegura a coesão indispensável para que se possa falar de comunidade e de vida coletiva.
O conhecimento cientifico:
r:
transformou-se numa prática constante, procurando afastar crenças supersticiosas e ignorância, através de métodos rigorosos, para produzir um conhecimento sistemático.
Sendo assim, o que diferencia o senso comum do conhecimento científico é o rigor. Enquanto o senso comum é acrítico.
A Ciência, por sua vez, é um conjunto de conhecimentos:
r:
acerca do universo reunidos de forma sistemática e objetiva, de acordo com uma certa quantidade de regras que formam o "método científico":
— observação (com o uso de instrumentos adequados);
— hipótese (explicação provisória);
— experimentação (teste da hipótese)
— generalização (extensão das conclusões a outros fenômenos).
Mito e religião, de um lado, e ciência, de outro, são apenas diferentes formas do homem explicar o mundo em que vive, e de obter algum tipo de controle sobre as forças da natureza de que depende para sobrevive
...