O texto "Um baile de Abertura"
Tese: O texto "Um baile de Abertura". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EUNAOMECOPIARIA • 20/2/2015 • Tese • 307 Palavras (2 Páginas) • 627 Visualizações
O texto “Um baile de Abertura” é a apresentação do livro “O que é Justiça: uma abordagem dialética” de Roberto de Aguiar. Nele, de forma sintética, o autor antecipa algumas das discussões sobre Justiça que aprofundará no livro, tentando desmascarar algumas teses. Dentre outros enfoques, aborda o tema justiça na perspectiva ideológica. Segundo o autor a imagem veiculada/mostrada acerca da justiça dá conta de que a mesma é uma “bailarina equilibrada”, pensada acima dos conflitos sociais, sendo neutra e imparcial.Pergunta-se: A justiça de fato é como é mostrada ou temos, neste caso, um mascaramento ? E se temos a quem isso mais interessa e por quê? Participe dando sua opinião e comentando a dos colegas.
O baile de que trata o texto pode ser chamado de "baile de máscaras", pois na realidade fática das sociedades, a justiça dificilmente é neutra, imparcial, acima do bem e do mal.
Pois, o que é a justiça? Como podemos defini-la? Penso que nenhum conceito dá conta dessa tarefa. Praticamente impossível efetuar uma abordagem completa sobre seu conceito, aplicações, abrangência, vez que sempre haverá elementos subjetivos presentes - o que ela representa para uma pessoa não necessariamente o é para seu semelhante.
Então, partindo da ideia de que justiça não possui conceito determinado ou determinável e considerando a magnitude desse problema, pode-se afirmar que sempre estarão presentes diferentes motivações e tendências, a variar de acordo com os atores envolvidos. Isso pode significar que a justiça é injusta, que ela é parcial, que ela tem cor, raça, classe social, conta bancária, que alimenta luxos e confortos, e que, por vezes, sua principal ideia é relegada a outros planos. Por vezes, o que menos importa é buscar/aplicar os princípios do que entendemos ser Justiça.
Surge-me como um constante questionamento: Que justiça é essa que buscamos através do Direito? E até onde o Direito dá conta desse papel?
...