OS DIFERENTES PAPÉIS DO TRABALHO
Pesquisas Acadêmicas: OS DIFERENTES PAPÉIS DO TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hyure10 • 25/4/2014 • 971 Palavras (4 Páginas) • 7.769 Visualizações
OS DIFERENTES PAPEIS DO TRABALHO
ASPECTO INDIVIDUAL
O TRABALHO PODE PERMITIR AO HOMEM EXPANDIR SUAS ENERGIAS, DESENVOLVER SUA CRIATIVIDADE E REALIZAR SUAS POTENCIALIDADES.
PELO TRABALHO O SER HUMANO É CAPAZ DE MOLDAR E MUDAR A REALIDADE SOCIOCULTURAL E, AO MESMO TEMPO, TRANSFORMA A SI PRÓPRIO.
ASPECTO SOCIAL
COMO ESFORÇO CONJUNTO DOS MEMBROS DE UMA COMUNIDADE, O TRABALHO TERIA COMO OBJETIVOS, A MANUTENÇÃO E SATISFAÇÃO DA VIDA E O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE. ASSIM, DENTRO DESSA VISÃO POSITIVA E IDEAL, O TRABALHO PODERIA PROMOVER A REALIZAÇÃO DA PESSOA, A EDIFICAÇÃO DA CULTURA E A SOLIDARIEDADE ENTRE OS SERES HUMANOS.
O TRABALHO ATRAVÉS DA HISTÓRIA
PRÉ-HISTÓRIA
DETERMINADAS TAREFAS, COMO CAÇAR, GUERREAR,GARANTIR A PROTEÇÃO DO GRUPO, ERAM RESERVADAS AOS HOMENS,ENQUANTO OS TRABALHOS DOMÉSTICOS, OS CUIDADOS COM OS FILHOS ETC. ERAM RESERVADOS ÁS MULHERES. ALÉM DO SEXO, LEVAVA-SE EM CONTA TAMBÉM A IDADE E A FORÇA FÍSICA DE CADA INDIVIDUO. HAVIA A NECESSIDADE DE MIGRAÇÕES QUANDO AS RESERVAS NATURAIS SE TORNAVAM INSUFICIENTES PARA O GRUPO, POR ISSO ESSAS COMUNIDADES ERAM NÔMANDES ( SEM ABITAÇÃO FIXA) QUANDO OS GRUPOS HUMANOS DESENVOLVERAM A CRIAÇÃO DE ANIMAIS E A AGRICULTURA, NO PERÍODO NEOLITICO, FOI POSSIVEL O DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES SEDENTÁRIAS ( QUE TEM ABITACÕES FIXAS). ESSAS COMUNIDADES FORAM ENTÃO CAPAZES DE COMEÇAR A PRODUZIR ALIMENTOS EM QUANTIDADE MAOIR DO QUE NECESSARIA PARA O CONSUMO IMEDIATO, POSSIBILITANDO COM ISSO A TROCA DE PRODUTOS ENTRE OS MEMBROS DE ALDEIAS VIZINHAS.
ANTIGUIDADE
O TRABALHO MANUAL FOI CONSIDERADO EM VÁRIAS SOCIEDADES COMO UMA ATIVIDADE MENOR, DESPREZIVEL, QUE EM POUCO SE DIFERENCIAVA DA ATIVIDADE ANIMAL. VALORIZAVA-SE O TRABALHO INTELECTUAL,PRÓPRIO DOS HOMENS QUE PODIAM SE DEDICAR Á CIDADANIA, AO ÓCIO, Á CONTEMPLAÇÃO E Á TEORIA. NESSE SENTIDO, O FILÓSOFO GREGO ARISTÓTELES (384-322 A.C.) DIZIA: A UTILIDADE DO ESCRAVO É SEMELHANTE Á DO ANIMAL. AMBOS PRESTAM SERVIÇOS
CORPORAIS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DA VIDA
IDADE MÉDIA
SE REFERIA AO TRABALHO COMO UM BEM ÁRDUO POR MEIO DO QUAL CADA INDIVIDUO SE TORNARIA UM HOMEM MELHOR, PORÉM O TRABALHO MAIS VALORIZADO CONTINUAVA SENDO O INTELECTUAL. DE ACORDO COM O CRISTIANISMO MEDIEVAL, O TRABALHO PASSOU A SER VISTO COMO UMA FORMA DE SOFRIMENTO QUE SERVIRIA COMO PROVAÇÃO E FORTALECIMENTO DO ESPIRITO PARA SE ALCANÇAR O REINO CELESTIAL.
IDADE MODERNA
NESSE PERÍODO, DESENVOLVEU-SE, NO CAMPO RELIGIOSO, O PROTESTANTISMO. O TRABALHO FOI REVALORIZADO, E PRINCIPALMENTE O SUCESSO ECONÔMICO FOI INTERPRETADO COMO UM SINAL DA BÊNÇÃO DE DEUS. MAS ESTE SENTIDO DE TRABALHO FICOU RESTRITO ÁS CLASSES QUE CONSEGUIRAM ACUMULAR CAPITAL E INVESTIR NAS ATIVIDADES PRODUTIVAS.
IDADE CONTEMPORÃNEA
O FILOSOFO ALEMÃO FRIEDRICH HEGEL, DEFINIRIA O TRABALHO COMO ELEMENTO DE AUTOCONSTRUÇÃO DO HOMEM. ELE DESTACA, ASSIM, O ASPECTO POSITIVO DO TRABALHO, ISTO É, O FATO DE O HOMEM NÃO APENAS SE FORMAR E SE APERFEIÇOAR, MAS TAMBÉM SE LIBERTAR, ATRAVÉS DO TRABALHO, PELO DOMINIO QUE EXERCE SOBRE A NATUREZA. KARL MARX, ANALISOOU O PAPEL NEGATIVO QUE O TRABALHO TOMOU NAS SOCIEDADES CAPITALISTAS, A SUPOSTA LIBERDADE DO TRABALHADOR ASSALARIADO SE VERIA ABALADA QUANDO, SEM OUTRA OPÇÃO PARA SOBREVIVER, ESTE É OBRIGADO A VENDER SUA FORÇA DE TRABALHO PARA QUEM DETINHA MEIOS DE EXPLORÁ-LA. MARX DENUNCIOU TAMBÉM AS CONDIÇÕES DEGRADANTES A QUE OS TRABALHADORES TERIAM DE SE SUBMETER NO PROCESSO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA, APONTANDO OS EFEITOS DANOSOS DESSA FORMA DE PRODUZIR SOBRE OS INDIVIDUOS.
PROCESSO DE ALIENAÇÃO
A PESSOA ALHEIA A SI MESMA, TORNAR ALGO ALHEIO A ALGUÉM, ISTO É ALGO PERTENCENTE A OUTRO. A PESSOA ALIENADA PERDE CONTATO CONSIGO MESMA, SUA IDENTIDADE, SEU VALOR.
EM DIREITO
EM PSICOLOGIA
NA LINGUAGEM FILOSOFICA CONTEMPORÃNEA
TRABALHO ALIENADO
O TRABALHO ALIENADO SE APRESENTA COMO ALGO QUE NÃO FAZ PARTE DE SUA PERSONALIDADE. ASSIM
...