OS TIPOS DE CONHECIMENTO .
Por: josenh • 24/10/2017 • Artigo • 907 Palavras (4 Páginas) • 1.445 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI[pic 1]
CENTRO DE TECNOLOGIA – CT
ENGENHARIA MECÂNICA
JOSÉ VINÍCIUS DIAS MASCARENHAS
OS TIPOS DE CONHECIMENTO
E SUAS REFERENTES CARACTERISTICAS
TERESINA – PI
2017
TIPOS DE CONHECIMENTO
José Vinícius Dias Mascarenhas[1]
RESUMO
Pode-se afirma que a partir das relações que o ser humano estabelece com o meio, surgem diferentes tipos de conhecimento que o ajudam a compreender (ou tentar entender) os vários fenômenos que o rodeiam e são observados. Levando em consideração os vários contextos, o conhecimento pode ser classificado em cinco principais vertentes: conhecimento científico, teológico, empírico, filosófico e tácito. Vale ressaltar que um conhecimento não se sobressai sobre o outro, pois cada um é aplicado em contextos diferentes.
Palavras chaves: conhecimento, científico, teológico, empírico, filosófico e tácito.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho propõe relatar os tipos de conhecimento existentes em nossa sociedade partindo da teorização de cada tipo de conhecimento e os contextos no qual eles são aplicados e em quais grupos da sociedade que eles estão presentes.
A seguir serão analisadas as formas de conhecimento utilizadas para chegar às conclusões que movem o mundo.
2. TIPOS DE CONHECIMENTOS
2.1. Conhecimento Científico
É um conhecimento racional, mas utiliza-se de experimentos, observações, comprovações e induções. É sistemático, prevendo ainda a experimentação, validação e comprovação daquilo a que pretende provar. Não está preocupado com questões éticas ou morais, ou seja, se será usada para o mal, ou para desempregar milhares de pessoas, ou para poluir. O conhecimento cientifico é instável, pois está sempre mudando pois cada dia os cientista descobrem novas teorias que buscam compreender a realidade, sendo esse novo conhecimento vem para reprovar ou aperfeiçoar o conhecimento anterior. Ex.: na medicina, remédios que no passado eram dados como eficazes, hoje são descartados por conterem ou provocarem danos à saúde.
2.2. Conhecimento Teológico
Conhecimento teológico também é conhecido como conhecimento religioso na qual é baseado na fé religiosa acreditando que esta é a verdade absoluta e apresenta todas as explicações para os mistérios que rondam a mente humana. Parte da compreensão e da aceitação da existência de uma divindade, que seria a razão de ser de todas as coisas. Dessa maneira, a razão não precisa compreender esses dogmas, mas aceita-los.
Esse conhecimento também vem a completar a lacuna no ser humano que a ciência não conseguiu resolver. A divindade revela-se aos humanos e concede-lhes a verdade Não há a necessidade de verificação científica para que determinada "verdade" seja aceita sob a ótica do conhecimento religioso.
2.3. Conhecimento Empírico
É o chamado "conhecimento vulgar" ou o senso comum. Esse tipo de conhecimento surge a partir da interação e observação do ser humano com ambiente que o rodeia. Por ser baseado nas experiências, o conhecimento empírico não costuma apresentar a legitimidade da comprovação científica.
Ao contrário do conhecimento científico, não há uma preocupação em refletir criticamente sobre o objeto de observação, limitando-se apenas a dedução de uma ação. Justamente por ser adquirido unicamente por observação e com base em deduções simples, o conhecimento empírico é muitas vezes suscetível a erros. É importante salientar que o senso comum reside algumas das piores atitudes e comportamentos do ser humano tais como o racismo, homofobia, machismo, bullying, etc.
...