Os Pré-Socraticos
Pesquisas Acadêmicas: Os Pré-Socraticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vermaicon • 22/3/2015 • 290 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
Os Pré-socráticos
Foram os primeiros filósofos gregos que viveram entre os séculos VII a V a.C. sendo o primeiro Tales de Mileto, considerado o pai da filosofia.
A relação de mito e filosofia e surgimento dos primeiros pensadores
Os mitos são narrativos que os povos gregos utilizavam para explicar o desconhecido, com base em simbologias, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Sendo misturados a fatos reais.
Porém, com determinadas condições, como a navegação, o intercambio cultural, surgimento da democracia, do calendário e da moeda, e principalmente da politica, é que os pensadores da época começam o questionamento e substituindo o mito por uma forma de pensar que exigia os critérios necessários para a formulação de um argumento solido. Surge então a filosofia como busca de conhecimento racional, sistemático e valido para todos.
Os pré-socráticos (antes de Sócrates) eram naturalistas, buscavam a origem natural do universo e das coisas através de explicações lógicas e fundamentadas na observação e estudo da realidade, e também a essência/principio das coisas, que chamavam de Arché. Pelo modo de encará-la e resolver, foram classificados esses filósofos que nele floresceram em quatro escolas: Escola Jônica; Escola Itálica; Escola Eleática; Escola Atomística.
(Deuses Gregos -----mitos-----)
(os pré-socráticos)
(outra imagem legal para colocar dos deuses)
(navegação grega antiga)
(moeda grega antiga- com uma coruja, simbolo da reflexao, racionalidade)
(politica grega antiga)
...