Os Sete sábios
Artigos Científicos: Os Sete sábios. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 221205 • 25/7/2013 • 1.088 Palavras (5 Páginas) • 670 Visualizações
Quem foram os Sete Sábios na antiga Grécia?
Segundo a antiga tradição grega, grande parte das máximas e preceitos que todos conheciam e repetiam eram atribuídas aos sete sábios da Grécia. Essa denominação era dada na Antiguidade a sete homens — todos estadistas ou legisladores que viveram entre -625 e -550 e se tornaram notáveis pela sabedoria prática. Os ensinamentos a eles atribuídos, "Máximas e Preceitos" se tornaram tão populares que alguns chegaram a ser inscritos no templo de Apolo em Delfos, em algum momento do século-VI.
Segundo o texto de Diógenes Laércio “Os homens geralmente considerados sábios eram os seguintes: Tales, Sôlon, Períandros, Cleôbulos, Quílon, Bias e Pítacos”. Resta-nos falar dos próprios filósofos individualmente, e em primeiro lugar de Tales.
Tales – “Tanto Herôdotos como Dúris e Demôcritos dizem que Tales era filho de Examias e Cleobuline, e pertencia á família dos Telidas, que eram de origem fenícia e estavam entre os descendentes mais nobres de Cadmos e de Agenor. De acordo com o testemunho de Platao ele era um dos Sete Sábios; foi o primeiro a receber o nome de sábio, no arcontado de Damasias em Atenas, quando a expressão se aplicava a todos os Sete Sábios, de acordo com a menção de Demétrios de Fáleron em sua Lista de Arcontes. Tales obteve a cidadania em Miletos quando chegou àquela cidade em companhia de Neileus, que fora banido da Fenícia. A maioria dos autores, todavia, apresenta-o como milésio de nascimento, de família ilustre.”. Suas características:
• A ignorância é incómoda.
• Conhece-te a ti mesmo.
• Espera receber de teus filhos, quando fores velho, o mesmo tratamento que dispensaste a teus pais.
• Evita as palavras que possam ferir os amigos.
• Evita enriquecer por vias desonestas.
• Evita os adornos exteriores e procura os interiores.
• Perto ou longe, importa lembrar os amigos.
• Quem promete falta.
• Se és chefe, começa por saber dominar-te.
Sôlon _ “ Sôlon, filho de Execestides, nasceu em Salamina. Sua primeira realização foi a ‘Lei da Libertação’, por ele introduzia em Atenas com a finalidade de resgatar pessoas e bens.[...].Em seguida, Sôlon empreendeu a estruturação do resto de suas leis, cuja enumeração consumiria muito tempo, e inscreveu-as em tabuletas giratórias.”. Suas características:
• Aconselha o que for justo, não o que aches agradável.
• Evita a mentira, confessando a verdade.
• Evita o prazer, se ele for causa de remorso.
• Guia-te pela razão.
• Honra pai e mãe.
• Mede as tuas palavras pelo silêncio e o silêncio pelas circunstâncias.
• Nada em excesso.
• Nunca digas tudo o que sabes.
• Procura ser honesto, porque a honestidade é melhor do que uma palavra honrada.
• Respeita os amigos.
• Quando souberes obedecer, saberás chefiar.
• Se exiges a honestidade dos outros, começa por ser honesto.
• Toma a peito as coisas importantes.
Períandros _ “Períandros, filho de Cípselos, nasceu em Corinto e pertencia à família dos Heráclidas. O nome de sua mulher era Lisida (ele a chamava Mêlissa), filha de Proclés, tirano de Epídauros, e de Euristêneia, filha de Aristocrates, e irmão de Aristôdemos, que dominaram juntos toda s Arcádia durante quase trinta anos, de conformidade com a afirmação de Heracleides do Pontos em sua obra Sobre o Governo. Com ela Períandros teve dois filhos, Cípselos e Licoffron, sendo o mais novo inteligente e o mais velho estulto. Em certa época, num acesso de cólera, Períandros golpeou com um escabelo sua mulher gravida, ou deu-lhe um pontapé, e a matou, acatando as insinuações maliciosas de suas concubinas , que depois mandou queimar vivas.”. Suas características:
• A democracia é preferível à tirania.
• Guarda os segredos.
• Indaga as palavras a partir das coisas, não as coisas a partir das palavras.
• O estudo abarca todas as coisas.
• Os prazeres são mortais, as virtudes, imortais.
• Um lucro desonesto é uma calúnia contra o espírito.
Cleôbulos _ “Cleôbulos, filho de Euagoras, nasceu em Lindos, porem, segundo Dúris, era cário. Alguns autores dizem que ele fazia recuar sua ascendência a Heraclés; que se distinguia por sua força e beleza e que conhecia a filosofia egípcia. [...]. Atribui-se a Cleobulos a reconstrução do templo de Atenas fundado por Dânaos. Ele compôs cantos e enigmas, totalizando cerca de 3.000 versos.”. Suas características:
• A medida é coisa óptima.
• A sabedoria é preferível à ignorância.
• Aconselha rectamente
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