Pensamento Pré Socrático
Casos: Pensamento Pré Socrático. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 89acdefh • 16/10/2014 • 301 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
No principio, varios sentimentos conduziram o homem á filosofia, e o fizeram questionar sobre, oque é a natureza, o Universo e o seu papel em tudo isso. è um dado da experiência mais imediata que o universo é constituido de uma multiplicidade de coisas ou de seres, que podem até conflitar entre sí, mas que formam uma unidade sólida e harmoniosa (uno-verso). Responder a pergunta do que e de como isso se originou é importante para o homem no sentido dele saber como se relacionar com o seu exterior.
A physis (que pode ser traduzido por natureza mas, em um sentido mais amplo, significaria a origem ou realidade) é o ponto chave desse questionamento, Inquirir sobre a Physis de algo era remontar á sua matriz primeira. Inquirir sobre a physis, sem qualquer específicação, era então remontar a matriz primeiríssima de onde tudo brota.
Para os gregos tudo vivia e existia pela e na physis. Na jônia, por motivos socio-econômicos (artesanato, comercio e contrato com o estrangeiro), iniciou-se a racionalização sobre a origem da totalidade, desprezando as tradiçoes miticas anteriore. A busca pelo sentido de tudo será feita, Não pelo fantasia e o dinamismo que a caradteriza, mas pela razão, que é transparente a símesma e que pode admitir apenas as interpretações que se julgarem lógicas.
Isso oque os filosofos pré socraticos buscavam, uma origem lógica de tudo.
Haviam os Pluralistas e os Monistas
Os Monistas acreditavam que tudo havia surgido de um unico elemento chamado Arché.
- Tales de Mileto - Água
- Anaximandro de Mileto - Infinito e indeterminado
- Anaxímenes de Mileto - Ar
Os pluralistas pensavam que varios elementos constituiam a realidade, não apenas um, como pensavam os Monistas.
- Empédocles de Agrigento
- Leucipo de Mileto
- Demócrito de Abdera
- Eráclito de Éfeso
-Parmênides de Eléia
...