Períodos de filosofia grega
Tese: Períodos de filosofia grega. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nayarajoao • 11/3/2014 • Tese • 360 Palavras (2 Páginas) • 429 Visualizações
1) Descreva brevemente, mas com rigor, cada um dos principais períodos da filosofia grega.
R: Três são os principais períodos da filosofia grega: o pré-socrático, o socrático e o helenístico. Período pré-socrático: a preocupação dos pensadores desse período era com a natureza (os primeiros filósofos foram chamados “filósofos da natureza”), de modo especial, com o princípio natural (arkhé), que seria aquele princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de tudo. Período socrático: O período socrático é marcado pela virada antropológica. O homem passa a ser o centro das discussões filosóficas. Esse período tem como principais características a preocupação com as questões morais e políticas, a confiança na razão humana e a busca da essência das coisas. Período helenístico: o início desse período é associado à morte de Alexandre, em 323 a.C.. Ele se caracterizou pela difusão da civilização grega numa vasta área que se estendia do mar Mediterrâneo oriental à Ásia Central. Com a dissolução da pólis, o cidadão deu lugar ao indivíduo. A filosofia tendeu a adotar uma postura que fosse contrária à política. Nesse sentido, caminharam as principais escolas desse período (Epicurismo, Estoicismo, Ceticismo).
2) O que Sócrates pretendia ao buscar a essência e o conceito?
R: Buscando a essência e o conceito, Sócrates pretendia abandonar as opiniões e preconceitos, e chegar à verdade. A atitude socrática revelava a postura de alguém que, fugindo das aparências, tem por objetivo trazer (ou fazer dar) à luz a verdade.
3) Qual a diferença entre opinião e conceito? Em que esta diferença nos ajuda para nos tornarmos leitores comuns?? (Antes de responder, releia os parágrafos da Primeira Leitura)
A opinião é subjetiva, dispensa uma análise e um estudo mais críticos, varia de época para época e de pessoa para pessoa; a opinião consiste num julgamento precipitado, que não vai muito além das aparências das coisas. O conceito é objetivo, requer uma investigação e uma análise rigorosos, tem caráter universal e procura descrever a essência das coisas, ou as coisas como elas são. Saber a diferença entre opinião e conceito nos ajuda a evitar os erros próprios de um leitor comum, pois tomamos consciência de que é adequado assumir uma postura crítica.
...