Pierre Joseph Proudhon
Dissertações: Pierre Joseph Proudhon. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nandaa_ol • 21/5/2014 • 295 Palavras (2 Páginas) • 715 Visualizações
Foi um filósofo político e econômico francês. É considerado um dos mais influentes teóricos e escritores do anarquismo.
Em 1840 publica seu primeiro e maior trabalho: O que é a propriedade? – um estudo sobre o princípio do direito e do governo. Nessa obra afirma-se socialista, criticando a propriedade privada e sustentando que a exploração da força de trabalho alheia era um roubo. Cada pessoa deveria comandar os meios de produção de que se valesse.
Mudanças sociais, portanto, seriam feitas com base na fraternidade e na cooperação. Sua crítica social conquista grande número de trabalhadores.
Participa pouco das atividades parlamentares, mas suas ideias contribuem para a transformação do anarquismo em movimento de massa.
Para Proudhon, a única fonte legítima de propriedade era o trabalho e a venda de produtos por um valor justo. Dizia-se socialista, mas opunha-se à propriedade estatal dos bens capitais.
O Urbanismo
Proudhon dizia no seu modelo de cidade que era preciso ter museus de antiguidades. Esses museus são necessários para relembrar a história, ver a arte em suas diversas épocas para que tenha um sentimento de solidariedade para com os antepassados.
Proudhon era adepto de um conjunto de filosofias políticas e sociais. Ele aprovava as restaurações desde que não fosse muito caro. As estátuas e esculturas por exemplo deviam todas ficar em museus, salas, pátios e jardins; mas nunca em praças públicas que só deveriam estar os monumentos nacionais.
Proudhon criou um modelo de mercado. Nesse mercado se o clima permitisse não haveria teto. Os pilares de sustentação teriam que ficar o mais escondido possível. Muito ar e luz deveria entrar no mercado, não poderia também faltar água.
A moradia era o item de maior importância. O povo tinha que ser bem alojado, cada um em sua casa, cultivando e explorando seu capital.
...