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Platao sobre a igualdade para as pessoas e para as coisas

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Por:   •  12/6/2013  •  Artigo  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  1.142 Visualizações

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Considera que, simultaneamente, o homem injusto é aquele que peca contra a igualdade e que o injusto é desigual, é claro que existe algum meio entre estas duas espécies de desigual. Ora, este meio é o igual, visto que em toda ação admitindo o mais e o menos há também o igual. Se, portanto, o injusto é desigual, o justo é igual, o que é, sem maior raciocínio, uma opinião unânime. E, sendo o igual um meio, o justo também será um certo meio. Ora, o igual supõe ao menos dois termos. Segue-se necessariamente, não apenas que o justo é, simultaneamente, meio, igual, e também relativo, isto é, justo para certas pessoas, como também que, enquanto meio, o é entre certos extremos (que são o mais e o menos), que, enquanto igual, supõe duas coisas (que são iguais), e que, enquanto justo, supõe certas pessoas (para as quais é justo). O justo implica, portanto, obrigatoriamente ao menos quatro termos: as pessoas para as quais é de fato justo, e que são duas, e as coisas em que se manifesta, que são igualmente em número de duas. E a igualdade será a mesma, tanto para as pessoas quanto para as coisas, porque a relação (a razão no sentido matemático) que existe entre estas últimas – as coisas a partilhar – é a mesma que existe entre as pessoas. (9) Com efeito, se as pessoas não são iguais não receberão partes iguais, as disputas e as contendas originam-se quando, sendo iguais, as pessoas possuem ou se lhes atribuem partes desiguais, ou quando, sendo desiguais as pessoas, seus quinhões são iguais."

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