Platão E Aristóteles
Pesquisas Acadêmicas: Platão E Aristóteles. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 256898 • 8/10/2014 • 700 Palavras (3 Páginas) • 243 Visualizações
15. Fale sobre Platão e descreva o significado da metáfora ou mito da caverna para um estudante do ensino superior na contemporanei-dade.
16. Qual a conclusão que Platão chega sobre o conhecimento?
17. Como Aristóteles define o homem?
18. Explique e de um exemplo do método criado por Aristóteles para construir noções de conceitos, maneiras de construir o conhecimento: Universais, essência, matéria, forma e substância.
19. Fale sobre a lógica aristotélica e defina o método dedutivo e indutivo.
20. Descreva as principais ideias do Estoicismo e Epicurismo
20-Os estóicos diziam que todas as pessoas eram parte de uma mesma razão universal, ou “logos”. Eles consideravam cada pessoa um mundo em miniatura, um “microcosmo”, que era reflexo do “macrocosmo”(direito natural). Para eles existia apenas uma natureza. Chamamos tal concepção de monismo (em oposição, por exemplo, ao claro dualismo, à bipartição da realidade, de Pla-tão). Chama-vam atenção para a convivência entre as pessoas, interessavam-se por polí-tica, e alguns deles chegaram a ser estadistas atuantes, como por exemplo o imperador Marco Aurélio. O epicurismo estava sobretudo preocupado com a vivência prática, a vida comunitária e a prática da virtude, mais do que com a justificação teórica, tratava de seguir dogmaticamente as posições fundamentais do seu primeiro mestre no que diz respeito à ética, à gnosiologia, à física e à cosmologia.
15-Platão escreveu seu pensamento filosófico,é autor de A REPÚBLICA - uma obra utópica, isto é, imaginou um Estado perfeito, não existente em parte alguma, mas que poderia vir a existir.Para Platão, a realidade é o mundo das idéias e elas são eternas, intemporal, estática, permanente, sem qualquer mudança, as coisas que nos cercam seriam, portanto, cópias imperfeitas, sombras das realidades ideais, portanto APARÊNCIAS, completamente diferentes da REALIDADE IDEAL. Diz que Filósofo não é apenas o amigo da sabedoria, mas aquele que ama a visão da verdade que é atingida pelo conhecimento. O amigo da sabedoria tem apenas opinião; o amante da verdade tem conhecimento. A dialética em Platão é a arte da discussão e do diálogo, a arte de elevar-se dos conhecimentos sensíveis (opinião, doxa) para os conhecimentos inteligíveis, para as ideias puras (episteme). A metáfora do mito da caverna ressalta que aquilo que é percebido pelos sentidos são sombras, aparências da realidade. A visão da realidade, segundo Platão, é atingida pela razão, pelo intelecto. Cada sentido tem percepções limitadas.
16-Platão chegou à conclusão de que o conhecimento não é derivado dos sentidos, mas algo que só se consegue atingir pelo intelecto. Quem tem conhecimento, tem conhecimento de alguma coisa, de algo existente. O conhecimento é infalível, não pode se equivocar.
19-A lógica é um sistema de ordenamento do pensamento e do argumen-to, chamado silogismo. O silogismo é uma ordem de idéias, é um argumen-to constituído de três partes: Premissa maior - Todos os homens são mortais; Premissa menor - Nestor é homem;Conclusão - Logo, Nestor é mortal.
Que todos os homens são mortais corresponde à verdade incontestável até os dias de hoje. A observação
...