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Platão (a Virtude)

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Por:   •  19/3/2015  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  823 Visualizações

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Para Platão, "toda virtude é conhecimento". Ao homem virtuoso, segundo ele, é dado conhecer o bem e o belo. A busca da virtude deve prosseguir pela vida inteira - portanto, a educação não pode se restringir aos anos de juventude. Educar é tão importante para uma ordem política baseada na justiça - como Platão preconizava - que deveria ser tarefa de toda a sociedade.

os homens desconhecem a verdadeira natureza

do bem e da virtude (areté)

3

Nenhum verdadeiro bem, poder ou .

justiça está ao alcance de quem não tem conhecimento filosófico,

na medida em que a filosofia é a ciência do que permanece verdadeiro, o caminho para uma vida boa e virtuosa. Constata-se,

assim, a necessidade de ensinar a virtude, orientar no caminho da

filosofia para que o bom orador seja aquele que pratica acções justas, ao contrário dos defensores da retórica. Embora quem pratica

a retórica aparente ser sábio e justo, isso não se verifica na prá-

tica. Por conseguinte, e posto que a retórica não é uma coisa bela

(Platão, 2004: 463

a4

), ela não será, certamente, uma virtude.

Os homens procuram a felicidade, no entanto, como condição

da própria felicidade, estes não podem cometer injustiças: “o homem e a mulher são felizes quando são bons e virtuosos, infelizes

quando são injustos e maus” (470e). A felicidade reside numa

acção de acordo com a sabedoria e a justiça. A injustiça, além

de não trazer felicidade ao homem, é o maior dos males: na sua

acção, o homem bom deve visar o conceito de justiça (dikaiosyne).

A sabedoria, por seu termo, tem um carácter importante para o

pensador porquanto o homem bom será o mais inteligente: “um

só homem sábio tem mais poderes do que milhares de homens que

não o são, é a ele que cabe comandar e aos outros obedecer” (490a).

No entanto aqueles que podem ser chamados os mais poderosos e

melhores são inteligentes, mas também corajosos (491c), logo, o

homem bom deverá ser sábio e corajoso. Noutras palavras, a coragem (andreia) e a sabedoria (sophia) revelam-se como duas virtudes constitutivas do homem virtuoso

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