Positivismo
Por: Gaabsoares • 1/12/2016 • Trabalho acadêmico • 345 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
O positivismo é uma corrente filosofica e social que emergiu na França no século 19, tendo como principais autores, August comte e John stuart mill. Essa escola recebe esse nome devido a capacidade empírica e progressora que os pensadores tinham.
Segundo August Comte, a revolução francesa modificou drasticamente a sociedade a partir da implantação do caos e do anarquismo e então seria necessario a reoganização social e economica da França. Conte desenvolveu o opúsculo fundamental, o qual tinha como finalidade desenvolver um projeto para mudar a atual realidade pós revolução francesa.
O "plano dos trabalhos cientificos necessários para reorganizar a sociedade" tinha como teoria a reconstrução de uma sociedade de acordo com a atual realidade após a superação das crises sociais, economicas e das constantes desorganizações que eram reflexos da revolução francesa.
Ele desenvolveu uma ideia, com base no positivismo, de uma "ordem regular e estável" a qual era de construir uma ideologia para a França. Com isso, Comte tinha como base desenvolvimento das ideias para a partir de uma compreensão histórica acreditando na criação de uma nova ordem social, a qual seria capaz de reformar as sociedades humanas, e de que também tinha criado uma lei fundamental que justificava a criação dessa nova ordem com base nas em suas ideias sobre o positivismo.Comte afirmava que em seu tempo, a religião não tinha muito mais à oferecer, fazendo assim com que os cientistas emergicem como os "portadores da razão".
É entao, a partir desse momento que Comte elabora a teoria dos 3 estados ou fases, na qual diz que todo e qualquer esforço humano afim de compreender o mundo, passam pelos estados teológico, metafísico e positivo.. No estado teológico, os fenômenos são justificados e não explicados por ações divinas, já no estado metafísico as ações são explicados por forças abstratas, como a natureza e no ultimo estado, são explicados pelas ciências, que se originaram do raciocínio lógico do homem. Quando o autor diz que a expressão "o espirito humano" significava, restritamente, "conhecimento cientifico" é possível ver a ascenção do método cientifico e empírico assim como o positivismo defendia.
...