Quadro Conceitual
Trabalho Escolar: Quadro Conceitual. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: NGS231 • 31/8/2014 • 224 Palavras (1 Páginas) • 1.198 Visualizações
Quadro Conceitual – Aspectos da Filosofia Moderna e Iluminismo
Autor / Movimento
Conceitos Centrais
Revolução Científica do século XVII
Movimento das ideias; nascimento da nova ordem burguesa; invenções e descobertas da nova ciência.
René Descartes (1596-1650)
Pai da filosofia moderna e do racionalismo moderno onde ensina separar o conhecimento verdadeiro do falso.
Francis Bacon (1561-1626)
Valorizava o conhecimento instrumental, o qual possibilita a dominação da natureza pelo homem. Ele nos ensina que o homem faz e entende o que observa da ordem da natureza, com a observação das coisas ou com a obra da mente e também valorizava a experiência como parte importante no conhecimento.
Iluminismo do século XVIII
A razão dos iluministas é a defesa do conhecimento científico e da técnica que não estejam esmagados na explicação da origem das coisas, como faziam os primeiros filósofos. A razão dos iluministas é a razão que encontra o seu modelo na física de Newton e que não procura a essência dos fenômenos. A filosofia iluminista prega igualdade entre os homens e público. Entende-se então que o conhecimento filosófico deva ser vertido na melhoria de condições de vida das sociedades humanas.
Immanuel Kant (1724-1804)
Foi o pensador mais significativo da época moderna. Por ser radical, realizou na filosofia moderna constituindo, o sistema kantiano no qual desse surgiu sistematicamente a filosofia crítica. Ele questionava a existência da realidade e duvidava que as ideias da razão correspondessem a essa realidade.
...