Qual o significado de ironia e maiêutica no método socrático?
Por: ttsurian • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 607 Palavras (3 Páginas) • 613 Visualizações
Atividade do Ciclo 1
Para realizar esta atividade, você precisa ler atentamente os textos a seguir.
Texto1
SÓCRATES (469-399 a.C.), filósofo grego nascido em Atenas, foi considerado o mais espantoso fenômeno pedagógico da história do Ocidente. Sua preocupação como educador, ao contrário dos sofistas, não era a adaptação, a dialética retórica [técnica do poder e da imposição de opiniões], mas despertar e estimular o impulso para a busca pessoal e a verdade, o pensamento próprio e a escuta da voz interior. [...] (GADOTTI, 2005, p. 32).
Texto2
[...] Santo Agostinho pertence a patrística. Nasceu em Tagasta (África) e morreu em Hipona (Argélia). Teve uma vida de devassidão, da qual resultou Adeodato, filho natural.
Maniqueísta, renunciou mais tarde, à heresia, por influência de Santo Ambrósio, voltando à crença de sua mãe, Santa Mônica. Foi, então, ao 33 anos, batizado e ordenado padre em Hipona; posteriormente, foi bispo na mesma cidade.
Com ele, a patrística experimenta transformação pedagógica importante. “O Cristianismo começa a ver-se como meio de disciplina, e a pedagogia, como um processo de contemplação”. O ponto de partida de sua Pedagogia é a situação aflitiva em que o homem se encontra. Tem que decidir, muitas vezes, em frente a objetivos antagônicos. A resposta coerente está na disciplina cristã. [...] (ROSA, s/d, p. 100-101).
A partir da leitura desses dois textos e fundamentados nos seus estudos, realize uma pesquisa e, em seguida, elabore um texto, de no máximo duas laudas respondendo as seguintes questões:
1) Qual o significado de ironia e maiêutica no método socrático?
2) Quais são os principais aspectos da concepção educacional de Santo Agostinho?
Sócrates objetivava motivar as pessoas a buscar um conhecimento profundo, a questionar verdades que adquiriram de forma dogmática, transmitidas como únicas, aceitas muitas vezes sem crítica alguma.
Desta forma observa-se que o objetivo não era ridicularizar as pessoas, mas encorajá-las a buscar uma verdade mais profunda, que segundo o filósofo, habitava o interior de cada um. Para tanto Sócrates utilizava-se da ironia, que constava em perguntar sobre o assunto em debate e contradizendo-o, mostrava-o equivocado. Questionando, Sócrates surpreendia as pessoas em contradições, e as fazia perceber que acreditavam possuir conhecimentos que na realidade não possuíam.
A ironia mostrava os limites e as falhas, do pensamento comum, e era acompanhada da maiêutica, método que busca levar o indivíduo a transcender as ideias preestabelecidas sobre um assunto, buscando ideias mais autênticas, inteligentes, cuja verdade estaria inserida dentro do próprio homem. A maiêutica possibilitaria o conhecimento de si mesmo, incentivando a busca da verdadeira sabedoria. Após realizar a desconstrução da ideia, buscaria-se ajudar as pessoas a encontrar as verdades que traziam dentro de si.
Compartilhando este pensamento de que a verdade estaria inserida dentro do homem está Santo Agostinho, que acreditava que todas estas verdades seriam na realidade recebidas de Deus, e o conhecimento delas seria uma iluminação divina,
...