Quem Pode Ser Um Filosofo
Casos: Quem Pode Ser Um Filosofo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: belsl2 • 24/6/2014 • 2.526 Palavras (11 Páginas) • 1.641 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
CURSO DE BACHERELADO EM DIREITO
QUEM PODE SER FILÓSOFO
ISABEL DA SILVA LIMA
FRANCISCO ANTONIO DE VASCONCELOS
Filosofia Geral
Teresina
2013
ISABEL DA SILVA LIMA
QUEM PODE SER FILÓSOFO
O PROCESSO DO FILOSOFAR
Artigo acadêmico apresentado no curso de bacharelado
em Direito da Universidade Estadual do Piauí- UESPI,
referente à nota mensal do mês de agosto .
Teresina
2013
QUEM PODE SER FILÓSOFO
O PROCESSO DO FILOSOFAR
ISABEL DA SILVA LIMA
RESUMO:
O seguinte artigo aborda as questões acerca da Filosofia e as indagações que surgem quando ouvimos ou lemos sobre a mesma, e quem afinal, pode ser um filósofo e filosofar, abordando com mais enfoque o termo “filosofar”, como é o seu processo e quem o pode fazer. Traz também citações de Filósofos como Platão e sua concepção do que seria o processo do filosofar, Kant e sua concepção sobre o pensar filosófico, entre outros. E como o pensar filosófico se difere das demais formas de pensar, e como é possível que todos, que ainda sejam detentores do pensar e de senso crítico, sejam filósofos, partindo primeiramente da admiração acerca das coisas que formam e jazem no mundo, aceitando ou negando princípios que lhe são tidos como prudentes e verdadeiros.
Palavras-chaves: filosofia, indagações, processo do filosofar, filósofos.
INTRODUÇÃO
Quando perguntamos o que é uma coisa, valor, ideia ou como a coisa, ideia ou valor é, estamos tendo uma atitude filosófica, a mesma tem origem com indagações como essas acerca do mundo e das coisas existentes neles ou fora dele, percebendo-se que tais indagações se refere, afinal, à nossa capacidade de conhecer, à nossa capacidade de pensar. Não somos, porém, somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo, que se relacionam com os outros seres humanos, com os animais, as plantas, as coisas, os fatos e acontecimentos.
Muitos de nós, quando ouvimos ou lemos sobre Filosofia, surgi em nós as seguinte indagações: o que é Filosofia? O que é um Filósofo? Quem pode filosofar ou ser um Filósofo?
Filosofia em sua etimologia tem origem grega: philo (amizade) e sophia (saber), filosofia é então, amizade ou amor ao saber. Para a professora de Filosofia da Universidade de São Paulo, Marilena Chaui, filosofia seria um estado de espirito de uma pessoa que ama, isto é, que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. No dicionário, Filosofia é: s.f 1. Busca, pela razão, do entendimento das verdades e princípios básicos do universo, vida e moral. 2. Estudo dos conceitos básicos de um ramo específico de conhecimento. 3. Conjunto das disciplinas de um currículo universitário de ciências e humanidades. 4. Ponto de vista; teoria básica. 5. Sistema de valores pelos quais alguém se norteia. 6. Elevação do espirito.
Temos o adjetivo Filósofo para quem pratica Filosofia, ou seja, uma pessoa que está na busca constante do saber. No popular, Filósofo seria uma pessoa que leva uma vida tranquila. O Filósofo francês André Comte-Sponville relata em um pequeno fragmento sobre o conhecimento popular acerca do que seria um Filósofo:
“[...] A cena se desenrola no início do século XX, num lugarejo da França rural. Um jovem professor de Filosofia passeia com um amigo e encontra um camponês, que seu amigo conhece, lhe apresenta e com o qual nosso filósofo troca algumas palavras.
- O que o senhor faz? – Indaga o camponês.
- Sou professor de filosofia.
- Isso é profissão?
- Por que não? Acha estranho?
- Um pouco!
- Um filósofo é uma pessoa que não liga para nada...
Não sabia que se aprendia isso na escola.”
O mesmo filósofo, comenta acerca do diálogo acima, com a seguinte explicação:
“O que é um filósofo? É alguém que pratica a filosofia, em outras palavras,
que se serve da razão para tentar pensar o mundo e sua própria vida,
a fim de se aproximar da sabedoria ou da felicidade.
E isso se aprende na escola? Tem de ser aprendido, já que ninguém nasce filósofo
e já que a filosofia é, antes de mais nada, um trabalho.
Tanto melhor, se ele começar na escola. O importante é começar, e não parar mais.
Nunca é cedo demais nem tarde demais para filosofar,
dizia Epicuro [...]. Digamos que só é tarde demais
quando já não é possível pensar de modo algum. Pode acontecer.
Mais um motivo para filosofar sem mais tardar.”
O filósofo italiano Antonio Gramsci, em seu livro Obras escolhidas faz a seguinte constatação:
“Não se pode pensar em nenhum homem que não seja também, filósofo, que não pense, precisamente porque
...