Questões De Compreensão
Artigo: Questões De Compreensão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mfsa • 23/4/2014 • 425 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
Questões de compreensão
1- a) A principal diferença entre a observação e a experimentação é em relação à condição. Enquanto a observação é feita com fenômenos naturais, sem qualquer controle nas variáveis, a experimentação é feita a partir de fenômenos e variáveis escolhidas pelo cientista. Assim, é possível refazer – caso necessário – o experimento.
A hipótese explica fatos observados, enquanto a teoria explica os fatos após vários experimentos de forma mais abrangente. A hipótese é suposta sem a verificação – experimentos. Apesar de não ser uma verdade absoluta, a partir das teorias podemos obter explicações sobre outras leis.
b) A “crise da ciência” pode ser entendida como as novas concepções que surgiram no século XIX e contradisseram as concepções clássicas, como as geometrias não euclidianas e a física não newtoniana. Dentre as geometrias não euclidianas podemos destacar a geometria esférica de Riemann e a curva negativa de Lobatchevski. Enquanto a teoria da relatividade de Einstein e o princípio da incerteza de Heisenberg fazem parte da física não newtoniana.
c) Com o surgimento das crises da ciência, foi preciso que as epistemologias, ou seja, as teorias da ciência sofressem mudanças. As principais correntes de mudança são: o círculo de Viena, a refutabilidade de Popper, o paradigma de Kuhn e a posição de Feyerabend.
Questões de interpretação e problematização
2- Fato Observado nº1: o sangue de todos os animais contém açúcar, mesmo sem ter ingerido.
Hipótese: um órgão animal é capaz de armazenar o açúcar e restituí-lo se necessário.
Experimento nº1: dosar a taxa de glicose ao longo do percurso do sangue.
Teoria nº1: o fígado é o responsável pela regulação do açúcar no sangue.
Fato Observado nº2: após a morte, o fígado continua regulando o açúcar.
Experimento nº2: refez a experiência nº1.
Teoria nº2: o fígado reserva a glicose sob a forma de glicogênio.
3- Para a ciência, não basta observar um fenômeno, é preciso entendê-lo, para isso o pesquisador precisa interpretar o que vê para poder criar hipóteses e teorias. Além disso, por mais que ele tente ser imparcial, sempre observará um fenômeno a partir de teorias anteriores.
4- Para criar uma hipótese é preciso ter inspiração ou um insight, pois como não há uma explicação prévia sobre o fato observado, o pesquisador tem que usar sua criatividade para descobrir o por quê, assim como o artista precisa de criatividade para realizar suas obras.
5- O autor da citação é o austríaco Karl Popper. Pois ele propõe o princípio da refutabilidade, ou seja, de que não podemos provar que uma teoria é verdadeira, mas sim que é falsa. Se não for possível falsear uma teoria, então ela é verdadeira.
...